Financiamento de pesados mantém estabilidade em dezembro

O destaque vai para o crescimento dos números de caminhões, quase 70% maior que dez/22

A B3 divulgou nesta terça-feira os dados de financiamento de veículos pesados no ano de 2023. Ao longo do ano foram 275 mil unidades financiadas ao longo do ano (contra 276.473 em 2022; e 310.509 em 2021). 

Em dezembro de 2023 foram mais de 26 mil unidades financiadas, sendo 13 mil usadas. Isso representa um acréscimo de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2022, e 1,5% se comparado à novembro de 2023. O CDC é a modalidade de financiamento com maior representatividade na análise geral. Em dezembro de 2023 registrou um aumento de 22,5% em comparação à dezembro de 2022.

Caminhões por financiamento

Em dezembro 23.675 caminhões foram financiados. Isso representa uma queda de -4,2% em relação à dezembro de 2022, mas estabilidade (-0,1%) em relação à nov/23. O total acumulado do ano foi 252.078 unidades, muito próximo ao número em 2022 (253.839).

Ônibus por financiamento

Os ônibus tiveram um crescimento especial no número de financiados em dez/23 com 2.716, cerca de 15% a mais que nov/23. Se compararmos com dez/22 (1.624) o avanço é ainda maior: 67.24% a mais. A explicação para tal aumento é a corrida que operadoras tiveram para aproveitar os estoques de veículos Euro V neste último mês. 

Financiamentos de veículos Euro V empurraram os números dos ônibus em dezembro

Mercado de Financiamento de Veículos em geral

O estudo completo da B3 traz dados de financiamentos de veículos leves, pesados e motos. Além de dados de crédito para aquisição de veículos. No geral o setor teve um aumento de 10% entre usados e novos em comparação com 2022. O mês de dezembro teve a maior média de veículos financiados por dia útil desde dezembro de 2013, com 28,6 mil financiamentos por dia. Confira o material completo aqui. 

“O mercado em geral trouxe um crescimento de 10% em 2023 que mostra uma recuperação do mercado de financiamento de veículos após a queda registrada em 2022. Além da medida provisória do governo de incentivo ao setor automotivo, a ampliação da oferta de crédito, com os índices de inadimplência sob controle, e a redução das taxas de juros desempenharam papéis preponderantes nessa retomada”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

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