Vaga de carro deve dar lugar a VUC no centro de São Paulo

    A Prefeitura de São Paulo estuda reduzir a quantidade de vagas de carros no centro da capital, em áreas de intensa atividade comercial, para dar mais espaço à descarga de pequenos caminhões. A medida faz parte da nova política de mobilidade que dará prioridade ao transporte de cargas.

    Nesta quarta-feira, 27, em portaria publicada no Diário Oficial da Cidade, a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) autorizou a circulação de veículos urbanos de carga (VUCs) mais compridos na cidade e ampliou em até duas horas – em algumas vias – o tráfego de caminhões. As mudanças passam a valer no dia 9.

    “O transporte de mercadoria é um serviço essencial e de utilidade pública na cidade. Esse setor estava sendo deixado de lado”, explica o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto. A medida tem apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp). “Estamos trabalhando a quatro mãos com a Prefeitura”, afirma o presidente, Tayguara Helou.

    Centro

    Os testes nas vagas no centro, segundo Tatto, teriam início por ruas adjacentes à Praça da República e à Rua Santa Ifigênia.

    A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também estuda proibir a circulação de carros no Viaduto do Chá, na região central. O projeto só permitiria o trânsito de pedestres e ciclistas, além de ônibus e táxis. Outra mudança analisada é a velocidade máxima, que pode cair de 40 km/h para 30 km/h. Na última semana, a CET fez testes na região para avaliar as possibilidades.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

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