Tubarão híbrido da BYD chega ao mercado com 437cv

Shark possui dois motores elétricos e um a gasolina para proporcionar uma relação de consumo de até 25 km/l na cidade

BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia
BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia

Foi apresentada ao mercado nacional a picape híbrida BYD Shark, identificada pela sigla DMO, que significa “Dual Mode”, indicando se tratar de um veículo de propulsão híbrida, enquanto a letra “O” se refere ao “Off-Road” (fora-de-estrada). Todavia, a montadora já estuda incluir a escrita “Hybrid” em alguma parte do veículo para facilitar essa identificação. Outros recursos também já estão previstos para incrementar a Shark, incluindo um novo modo de condução.

A caminhonete tem sua principal vocação no asfalto, mas também cumpre sua missão em aplicações fora-de-estrada mais leves e, por isso, não é indicada para trilhas ou trabalhos em mineração, por exemplo. A força do Shark, que significa “tubarão”, em português, se reflete nos 437 cavalos de potência combinada do modelo, principal argumento para justificar o seu preço de mercado, indicado em R$ 379.800,00. Outros benefícios relevantes ao consumidor são: 6 anos de garantia do veículo sem limite de quilometragem; 8 anos de garantia da bateria Blade sem limite de quilometragem, além de 5 anos de isenção de IPVA.

BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia
BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia

Seu sistema propulsor combina três motores, sendo um a combustão (gasolina) de 1.5L turbo e dois propulsores elétricos com a bateria Blade de 29.6 kWh de capacidade. “O BYD Shark tem um motor elétrico na parte da frente e outro na parte de trás. São 231 cv no dianteiro e 204 cv no traseiro e a combinação de todos os motores, incluindo o de combustão de 184 cv, chega a 437 cavalos de potência, que proporcionam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos”, conta Rafael Furquim, gerente de engenharia da BYD do Brasil.

Rafael Furquim, gerente de engenharia da BYD do Brasil.
Rafael Furquim, gerente de engenharia da BYD do Brasil.

De acordo com a montadora, a autonomia dos motores elétricos chega a 100 km. O tanque de 57 litros proporciona um consumo médio de 10 km/l de gasolina se utilizado somente o motor a combustão. Se o uso for combinado entre os diferentes propulsores, o consumo chega a 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada. “A gente incentiva o consumidor a utilizar a motorização elétrica a maior parte do tempo, como para pequenos deslocamentos urbanos, dentro de fazendas e pequenos trechos rodoviários. Quando o usuário precisar percorrer distâncias mais longas, ele poderá utilizar os demais modos de condução que lhe permitirão uma autonomia maior”, recomenda Furquim.

Dimensões e capacidades

A Shark compreende as seguintes dimensões: 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura, 3.260 mm de entre-eixos, 1.520 mm de comprimento de caçamba, 1.500 mm de largura de caçamba além 517 mm de altura de caçamba. O volume do compartimento de carga é de 1.200 litros para uma capacidade de até 790 kg. Sua capacidade de reboque chega a 2.500 kg.

Tecnologias

BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia
BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia

A bateria Blade é integrada ao chassi de aço de alta resistência por meio da tecnologia CTC (cell to chassis), que proporciona maior proteção. Portanto, a bateria pode ser considerada parte estrutural da caminhonete, além de unidade de energia.

Por meio do aplicativo BYD é possível gerenciar remotamente a caminhonete, permitindo aos usuários funções como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas a distância ou por proximidade via sistema NFC, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos, entre outras funcionalidades.

Segurança

Recebe o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) de condução semiautônoma com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360º e alerta de tráfego cruzado.

Em seu Pacote 2, o ADAS contempla as seguintes funcionalidades: controle de descida, sistema de controle de tração distribuído, controle de cruzeiro adaptativo, controle de cruzeiro inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de colisão traseira, alerta de mudança de faixa, assistência de permanência de faixa, farol alto inteligente, frenagem de emergência automática, alerta na abertura de porta, sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares, detecção de ponto cego, aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado, aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado, desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível, abertura elétrica da tampa traseira, limpador de parabrisa intermitente, desembaçador elétrico do vidro traseiro, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, espelho retrovisor com desembaçador e rebatimento elétrico dos retrovisores.

Por dentro

Internamente, possui capacidade para cinco ocupantes. O painel de instrumentos possui 10,25 polegadas em LCD, volante multifuncional, carregamento sem fio para celular, tomada 12V, bancos com revestimento premium sustentável ,bancos traseiros bipartidos rebatíveis, aquecimento do banco do motorista, ventilação do banco do motorista, ajuste elétrico da lombar do banco do motorista em 4 posições, ajuste elétrico do banco do passageiro em 4 direções, aquecimento do banco do passageiro, ventilação do banco do passageiro, retrovisor interno fotocrômico, além de sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil.

O sofisticado acabamento possui tecidos e plásticos em cinza escuros em contraste aos detalhes alaranjados, que proporcionam visual elegante, esportivo e moderno aos ocupantes do veículo.

BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia
BYD Shark | Foto: Gustavo Queiroz para Frota&Cia
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