TRC tem grande participação no crescimento econômico do Paraná

Segundo o presidente do SETCEPAR, ainda existem muitos desafios para o empresário do transporte, mas que podem ser superados para tornar 2024 um bom ano para o setor

Paraná

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), Silvio Kasnodzei , o setor teve uma vasta participação no crescimento do Paraná nos últimos anos. A economia do estado passou por uma diversificação significativa, com várias regiões dentro da divisa aumentando sua participação proporcional no Produto Interno Bruto (PIB).

“Possuímos portos, aeroportos e ferrovias que beneficiam muito o nosso estado, mas tudo começa ou termina na carroceria de um caminhão. Desta forma, é seguro afirmar que todas as riquezas geradas no Paraná são muito importantes para o setor de transporte, logicamente que cada um na sua especialidade”, ressalta Kasnodzei.

De acordo com os estudos realizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), e com base em dados do IBGE, é possível observar que oito municípios do Paraná estão dentre as 100 maiores economias do Brasil.

Alguns impasses

Observando os desafios diários do setor, Silvio apontou a situação das estradas no estado. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) constatou que 59% das rodovias paranaenses são consideradas regulares, ruins ou péssimas. “É muito difícil aceitar que com uma economia tão pujante quanto a nossa não tenhamos estradas em condições razoáveis para escoar toda essa produção de forma segura e com menor custo e maior produtividade”.

Outro fator preocupante para o setor é a Medida Provisória (MP) 1202/23, que, caso confirmada, trará reoneração para as empresas. O presidente da entidade explica que a medida gerou uma insegurança jurídica e que desencoraja novos investimentos, já que afeta diversos setores, em especial o de transporte rodoviário de cargas.

Kasnodzei também comentou que, apesar de otimistas, o Setcepar entende que o setor de transporte tem sérios obstáculos a serem superados em 2024. “Sabemos que nunca nada foi fácil na vida do empresário de transporte, e por isso acreditamos que superaremos todos estes desafios que se apresentam e que sairemos mais fortes e preparados para novas adversidades”.

Ascensão econômica

No período de janeiro a outubro de 2023, o estado do Paraná apresentou um expressivo crescimento de 9,1% em comparação ao mesmo período de 2022, o que o coloca em destaque como líder no crescimento da atividade econômica no país. Essa ascensão está acima da média do país, que foi de 2,4%, e também ultrapassa com ampla vantagem o segundo estado com melhor desempenho, Goiás, que registrou 6,2% neste mesmo período.

Leia também: SETCEPAR comemora 80 anos de história

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!