Transporte rodoviário cresce 35% na América do Sul para a DHL

Investimentos em estradas em países da região e questões relacionadas aos entraves da logística multimodal internacional garantem maior demanda terrestre

Caminhão DHL
Caminhão DHL | Imagem meramente ilustrativa gerada por IA | Frota&Cia

A DHL Global Forwarding expandiu sua operação de transporte terrestre internacional nas rotas mais relevantes da América do Sul, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Nos últimos dois anos, o crescimento foi de 35% nos volumes de transporte terrestre no Continente.

Para acompanhar o desenvolvimento deste mercado, a DHL lançou o sistema Agheera, que possibilita a visibilidade das remessas por meio de geolocalização e rastreamento GPS em tempo real. Ao coletar dados de diversas fontes, como transportadoras e fornecedores logísticos, a plataforma transforma informações brutas em dados precisos, proporcionando visibilidade completa.

A região está cheia de oportunidades para o transporte terrestre, por isso estamos lançando o Agheera. Com a estrutura regional, garantimos um serviço padronizado para todos os segmentos, incluindo a indústria automotiva, farmacêutica e de bens de consumo, que requerem rapidez e precisão. Além disso, nossa tecnologia oferece segurança, flexibilidade e visibilidade, tornando essa oferta única na América do Sul“, afirma Alberto Oltra, CEO da DHL Global Forwarding América do Sul.

O mercado de transporte terrestre na América do Sul crescerá 4,2% entre 2023 e 2027, segundo dados divulgados pela DHL, o que impulsionará a necessidade de maior conectividade inter-regional. Essa demanda está sendo gerada, sobretudo, por aspectos de disponibilidade e prazos de entrega de remessas marítimas e aéreas de maneira global, resultando no aumento da procura por transporte terrestre.

Em 2023, o Brasil exportou cerca de 7,65 milhões de toneladas e importou pouco mais de 6,5 milhões por meio terrestre. Esses números correspondem a US$ 19,9 bilhões de dólares e US$ 10,07 bilhões de dólares, respectivamente.

Como o maior país da América do Sul em extensão territorial, ocupando 47,3% da área, o Brasil desempenha um papel fundamental no transporte rodoviário internacional com participação significativa em rotas sul-americanas”, afirma Eric Brenner, CEO da DHL Global Forwarding no Brasil. “Como faz fronteira com nove dos onze países da América do Sul, o Brasil recebe toneladas e exporta toneladas de produtos da região anualmente. Mesmo mercadorias originadas em Chile e Equador precisam rodar pela malha viária brasileira diariamente, sobretudo as que estão indo em direção ao Uruguai, Paraguai e Argentina”, complementa o executivo.

O transporte de carga terrestre continua tendo maior fluxo em rotas tradicionais como, Brasil-Argentina, Chile-Argentina e Equador-Peru. No entanto, a DHL constatou um aumento na demanda por rotas menos comuns na região, como Argentina-Peru e Brasil-Colômbia, as quais também são oferecidas pela empresa.

Países como Brasil, Argentina e Chile anunciaram planos para melhorar e expandir suas rodovias nos próximos cinco anos. No caso do Brasil, por exemplo, o governo planeja investir mais de US$ 20 bilhões de dólares em infraestrutura viária, o que facilitará a integração entre seus mercados internos e os países vizinhos. “Com o serviço, nossos clientes podem reagir rapidamente às disrupções regionais e em diferentes modais, garantindo que seus produtos cheguem a tempo, sem depender exclusivamente de opções mais caras ou de prazos mais longos, como o transporte aéreo ou marítimo“, diz Felipe Vallini, Diretor de Transportes da DHL Global Forwarding no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!