Talonário Eletrônico moderniza as multas de trânsito

Ferramenta tecnológica agiliza processos e está integrada a dados paulistas e nacionais, proporcionando maior transparência

talonário_digital

O Talonário Eletrônico é uma ferramenta que proporciona mais eficiência e segurança na autuação de infrações. O aplicativo de smartphone tornará o processo 100% digital, evitando fraudes e, ainda, será integrado com os sistemas estadual e nacional de dados. Dessa forma, Policiais Militares a serviço do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), no ato da autuação, poderão pesquisar dados sobre o veículo, incluindo bloqueios, restrições ou alertas de roubo ou furto, bem como os dados da CNH do condutor.

A ferramenta evita erros de preenchimento, falta ou repetição de informações na autuação, uma vez que o sistema é informatizado e memoriza dados do veículo e condutor, que já foram anotados anteriormente pelo policial militar. Segundo o Detran-SP, apenas 1,1% das autuações eram eletrônicas em 2020. Todavia, esse percentual saltou para 66% em 2023, por meio da tecnologia. Considerando o primeiro bimestre de 2024, 87% das autuações foram feitas de forma digital.

O Detran-SP informa que todo o trâmite que envolve um Auto de Infração de Trânsito (AIT), desde a lavratura da autuação até a notificação do infrator, durava, em média, 15 dias, quando o formato era exclusivamente físico, no papel.

Porém, com o formato digital, no final do dia, a multa já estará lançada na base de dados nacional e, em aproximadamente três dias, será notificada ao proprietário do veículo autuado, o que permitirá ao cidadão agilizar o pagamento com desconto (até 40%, via SNE – Sistema de Notificação Eletrônica), apresentar um recurso ou providenciar a liberação de um veículo apreendido.

O talonário eletrônico está em fase de homologação junto à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ser disponibilizada na sequência. O condutor também terá acesso às cópias do auto de infração e do comprovante de recolhimento e remoção do veículo via portal do Detran-SP. O aplicativo também conta com a funcionalidade do SRV (Sistema de Recolhimento de Veículos), que fará a identificação imediata do pátio de destino, a solicitação do guincho para remoção e disponibilizará ao cidadão a tomada de providências para agilizar, digitalmente, a liberação do veículo nos casos de recolhimento.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!