Setor industrial reverteu parte das perdas

Com o crescimento da produção industrial em junho, o setor produtivo conseguiu reverter boa parte das perdas registradas em maio, prejudicada pela paralisação dos caminhoneiros. As informações constam na Sondagem Industrial de junho, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo diz que o índice de evolução da produção alcançou 50,8 pontos no mês passado, superando os 41,6 pontos de maio e pouco acima da linha divisória dos 50 pontos do estudo, que separa a queda do aumento da atividade. Também subiu a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que ficou em 66%, três pontos porcentuais acima do dado de maio, voltando ao nível de abril, antes da paralisação.

Outro dado positivo destacado no levantamento é o índice de estoques efetivos em relação ao planejado, que caiu de 53,3 pontos em maio para 50,4 pontos em junho, um indicativo de que a indústria conseguiu ajustar os estoques que se acumularam com a greve dos caminhoneiros.

Mesmo com a recuperação pós-paralisação, o índice de evolução do número de empregados se mantém em baixa, ficando em 48,1 pontos em junho, ainda menor que o de maio, de 48,3 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos e, quando estão abaixo de 50 pontos, mostram queda na produção e no emprego.

A Sondagem Industrial de junho mostra uma melhora no otimismo do empresário. “As expectativas também melhoraram. Há mais otimismo com relação à demanda futura, compras de matérias-primas e exportações e o empresário não espera queda do emprego industrial nos próximos meses”, cita o estudo. Mesmo assim, “a intenção de investir continuou em queda” e “as condições financeiras também pioraram, com aumento da insatisfação com a lucratividade”, acrescenta.

Fonte: Estadão Conteúdo

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!