O setor de máquinas e equipamentos, no Brasil, exportou um total de US$5,6 bilhões no primeiro semestre deste ano, um volume 29% superior ao mesmo período de 2021.
Desse total, em 2022 os Estados Unidos importaram US$1,4 bilhão, um crescimento de 18% na comparação com o primeiro semestre de 2021. Entre os principais segmentos importados estão Máquinas Rodoviárias (40,1%); Motores e Grupos Geradores (15,4%) e Equipamentos Navais, Offshore e Onshore (8,3%).
Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O governo brasileiro vem criando iniciativas para estimular as exportações e aproximar o mercado estrangeiro dos fornecedores nacionais, órgãos de economia mista e associações de classe. Programas como o Brazil Machinery Solutions (BMS), uma parceria entre a ApexBrasil e ABIMAQ, têm promovido empresas brasileiras ao organizar missões empresariais e patrocinar suas participações nos principais eventos internacionais.
Somente no primeiro semestre de 2021 foram 13 eventos em setores como o agrícola, avícola, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração.