Setcesp e IPTC lançam guia para entregas em shopping centers

O Setcesp lançou em parceria com o Instituto Paulista de Transporte de Carga (IPTC) o Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers, resultado de uma pesquisa que mapeou 78 centros de compras da região metropolitana de São Paulo. O guia pode ser baixado aqui.

Algumas dificuldades e desafios foram comprovados por meio do resultado do levantamento técnico: a questão mais preocupante é a fragmentação das janelas de horário de recebimento, item fundamental para realização da operação.

Para se ter uma ideia, o uso do carrinho é permitido, na maioria dos casos, somente no período da manhã, por ter um fluxo menor de visitantes no local. Assim, dentro do horário comercial de operação (06h-18h), os shopping centers disponibilizam, em média, apenas 8 horas e 23 minutos para recebimento de mercadorias, sendo que apenas 6 horas e 10 minutos permitem a realização de entregas com o uso do carrinho.

“É necessário obter esforços de todos os componentes desta cadeia produtiva (administração dos shopping centers, lojistas e transportadores) para que seja otimizado o tempo de deslocamento, a gestão dos espaços e a organização dos negócios para que haja ganho de produtividade nessas operações e, consequentemente, toda a sociedade seja beneficiada”, afirmou Fernando Zingler, diretor executivo do IPTC.

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