Senado retoma discussões para redução no preço dos combustíveis

O presidente do Senado pautou as propostas de PL e PLP para serem discutidas nesta tarde

O Senado Federal faz uma nova tentativa para votar os projetos que visam frear a alta dos preços dos combustíveis no mercado interno.

O Senado Federal faz uma nova tentativa para votar os projetos que visam frear a alta dos preços dos combustíveis no mercado interno. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, pautou as duas propostas para a sessão desta quarta-feira (9), às 16h.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/2020 determina alíquota unificada e em valor fixo para o ICMS sobre combustíveis em todo o país. Enquanto o Projeto de Lei (PL) 1.472/2021 cria uma conta para financiar a estabilização dos preços.

Por falta de acordo, os dois projetos tiveram votação adiada no último dia 23. Alguns senadores apontaram possíveis prejuízos aos estados, outros manifestaram preocupação com o preço ao consumidor. No dia 16, as propostas já tinham sido retiradas de pauta para que o relator, Jean Paul (PT-RN), construísse um texto consensual.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Diante da escalada do preço do barril de petróleo registrado nos últimos dias, o presidente do Senado e o relator reforçaram a urgência na aprovação das medidas. Depois de subir cerca de 20% na semana passada, o preço do barril chegou perto dos US$ 140 na manhã desta segunda-feira (7), o nível mais alto desde 2008. O aumento ocorre perante a perspectiva de o Ocidente banir a compra de petróleo e gás da Rússia. Jean Paul Prates afirmou que está aberto a receber sugestões de aperfeiçoamento para viabilizar a aprovação dos projetos.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!