O Seminário Internacional de Segurança no Trânsito iniciou ontem (25) e leva como tema principal a necessidade de reduzir mortes no trânsito. Dentro da discussão, o evento leva a importância de consolidar as ações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões (Pnatrans). O evento é organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e conta com a participação de diversos especialistas, profissionais e convidados internacionais.
Ao longo de três dias (25, 26 e 27 de outubro), iniciando às 9h, os participantes contarão com palestras, mesas redondas e workshops num espaço aberto ao debate e à troca de experiências sobre os avanços, desafios e melhores práticas na área.
Senatran
A Senatran pretende elucidar os dados sobre acidentes no trânsito e apontar, por exemplo, municípios com maior incidente de sinistros com vítimas fatais. A ação deve provocar os gestores a cumprirem o acordado no Pnatrans e, consequentemente, reduzir o número de mortes nas pistas.
“No nosso entendimento, o Pnatrans traz uma receita muito bem-feita, com um conteúdo que precisa ser preservado, mas que pode contar com acréscimos e é isso o que estamos fazendo hoje, com este seminário, que serve para trocarmos experiências e vermos o que tem dado certo em outros lugares do mundo”, comentou Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito.
Programação
Entre os destaques da abertura do seminário, aconteceu a palestra de Etienne Krug, diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030. O público também contará com a entrevista sobre segurança para motociclistas com o chefe global de Segurança e Mobilidade da OMS, Nhan Tran, que deve fechar o painel 3: Infraestrutura e Usuários Vulneráveis, programada para a tarde desta quinta-feira.
O evento também terá participações importantes da secretária distrital de Mobilidade da Prefeitura de Bogotá, na Colômbia, Deyanira Ávila Moreno; do representante local do Equador pela Global Design Cities Initiative, Fernando de la Torre; e da consultora internacional em matéria de segurança rodoviária, Hilda Maria Gomez, de Bogotá, Colômbia.
Quinta-feira (26)
9h às 12h – Painel 2: Acessibilidade e inclusão
9h às 12h30 – Workshop Trânsito Seguro: Sinalização e Segurança Viária
12h – Intervalo para almoço
14h às 17h30 – Painel 3: Infraestrutura e usuários vulneráveis
15h às 17h45 – Workshops Trânsito Seguro: Sinalização e Segurança Viária; e Comunicação Estratégica em Segurança Viária para Salvar Vidas
17h30 Network Coffee
Sexta-feira (27)
9h às 11h25 – Painel 4: Educação e Mobilização Social
10h às 12h – Workshops O controle da velocidade como ator de redução da sinistralidade na via; e Ruas completas
11h35 às 12h30 – Mesa de encerramento
Leia também: Governo Federal vai premiar municípios com melhores práticas no trânsito