A Scania decidiu antecipar as novidades na linha de ônibus dos modelos da Série equipados com motorização traseira, que irá apresentar na LatBus 2022 que acontece de 9 a 11 de agosto em São Paulo. O lançamento também atende à nova legislação de emissões Proconve P-8, equivalente à norma europeia Euro VI, que passa a vigorar no Brasil a partir de 1º de janeiro do próximo ano. A Nova Geração de Ônibus Scania fez sua estréia no Europa três anos atrás, seguindo o conceito adotado pela empresa de buscar a transição para um sistema de transporte mais sustentável.
Destaque para os novos motores Euro VI, agora com sistema de injeção múltipla XPI e caixa automatizada Scania Opticruise nas versões rodoviárias, que proporcionam até 8% de economia de combustível. O mesmo se dá com os modelos urbanos, com caixa automática ZF EcoLife 2, que prometem uma redução de 10% no consumo de combustível, na comparação com as versões anteriores, segundo o fabricante.
Outra novidade é o lay shaft brake, evolução do sistema de segurança ADAS, que efetua troca de marchas 45% mais rápidas. Além da adição de dois sistemas ASLA, na forma sensores de alertas de ponto cego e de pedestres; um novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico e área do motorista redesenhada e aprimorada com novo painel, volante e pedais.
“Desenvolvemos uma linha baseada em três pilares, sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.
Portfólio completo
O futuro portfólio da marca contempla as versões urbanas K 280 4×2 a diesel, com opção de gás natural e/ou biometano, bem como os modelos K 320 e K 340 IB/UB 6×2*4, de 15 metros piso normal ou baixo. Além dos articulados K 320 e K 340 IB 6×2/2, este último com versão a gás. A linha F de motores dianteiros urbanos e o modelo biarticulado continuam disponíveis, para atender demandas específicas e programadas.
Os modelos rodoviários da Nova Geração Scania de Ônibus, por sua vez, compreendem os modelos para fretamento K 320 4×2 a diesel e K 340 4×2 a gás, junto com o K 370 4×2 a diesel. Acrescente à lista as versões para média e longa distância K 370 e K 410, ambas 6×2. E, também, as opções DD (double decker) K 450 8×2 para longas distâncias, junto como o novo K 500 8×2, o ônibus mais potente oferecido no mercado brasileiro.
Pacote de serviços
A parte de serviços também não foi esquecida, como afirma Alex Barucco, gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania no Brasil. “O cliente de ônibus passará a usufruir do mais amplo pacote de Serviços da história da Scania, o PMS Premium Flexível Uptime. Os operadores terão acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas, com o objetivo de garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. E, tudo isso, com uma redução impressionante de até 25% nos custos de reparos. Uma ótima notícia em uma realidade de mercado afetada profundamente pela pandemia da Covid-19. Ao fazer as contas de tudo o que a Nova Geração de ônibus passará a oferecer, o cliente certamente vai reconhecer a Scania como a melhor opção de compra”.