Salvador discute política para drones logísticos

Iniciativas serão debatidas no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador

drones logístico

Desde fevereiro de 2023, com o início das operações comerciais da Speedbird Aero na capital baiana, Salvador já soma mais de 5.000 quilômetros sobrevoados por drones logísticos em sua costa. No total, em menos de um ano de operação, já foram transportados em Salvador mais de 3 mil kg de carga, com quase 2 mil voos realizados.

A vocação de Salvador para a logística com drones tem relação direta com a geografia da cidade. Com uma costa de mais de 300 km, é possível operar entregas de leste a oeste da cidade, com a aeronave contornando o território. Entregas que levariam, tradicionalmente, entre uma e duas horas, são convertidas em cerca de 10 minutos, “desafogando” os sistemas de transporte e contribuindo à redução da pegada de carbono da cidade.

Droneportos

Pela primeira vez no Brasil, áreas de pouso e decolagem de drones (droneportos) serão integradas ao planejamento urbanístico e de mobilidade urbana da cidade, com apoio do poder público municipal à instalação de infraestruturas de apoio aos entregadores e aos operadores, energia, conectividade, assim como a garantia de isolamento da área (pelo menos 30 metros de cidadãos não anuentes, conforme a regulação da ANAC).

drones logísticoDe acordo com estudos desenvolvidos pela Prefeitura e diálogo com o setor, questões urbanísticas estão entre os principais entraves à homologação de voos e rotas de drones nas cidades brasileiras, sendo sempre necessário o apoio das autoridades locais – especialmente de mobilidade, segurança e urbanismo – para assegurar o cumprimento dos requisitos regulatórios.

Comitê de drones

Para facilitar essa discussão, é proposta a criação de um novo comitê de governança para aeronaves não tripuladas, integrado por diversas secretarias municipais – e órgãos de outras esferas – responsáveis por temas que interferem diretamente na operação de drones na cidade. Além de centralizar a interação com o ecossistema, o comitê será responsável por apoiar os operadores na coordenação e redução de interferências e conflitos das áreas de voo, mantendo cadastro atualizado de helipontos, aeródromos, entre outros atores.

Além dos usos logísticos dos drones, Salvador busca fomentar diversas outras utilidades que possam se beneficiar das soluções por aeronaves não tripuladas, como filmagens aéreas, segurança patrimonial, inspeção de prédios, shows (como o realizado no último carnaval) e outros muitos usos que ainda serão descobertos no futuro.

drones logísticoSerão desenvolvidas, ao longo dos próximos 2 anos, provas de conceito para cada um dos usos estudados pela Prefeitura, com a participação dos operadores de drones credenciados e dos servidores públicos das secretarias envolvidas, no âmbito do “Sandbox Salvador” – programa da Prefeitura destinado a testes de soluções para cidades inteligentes.

Os resultados das experimentações serão divulgados no portal de cidade inteligente do Município, e orientarão a atualização de políticas setoriais e a legislação municipal, conformando-a aos novos usos possíveis de aeronaves não tripuladas.

Entregas do iFood via drone

Manoel Coelho, CEO da Speedbird, comemorou o apoio da prefeitura de Salvador e também citou a parceria com o iFood para entregas na capital baiana.

“Fomos pioneiros no iFood com o delivery de alimentos por drones no Brasil. Agora, fazemos até seis entregas por hora, e nossos drones só precisam de uma configuração inicial. Isso é um game-changer, especialmente para lugares mais afastados. O que levaria uma hora de carro, o drone faz em seis minutos. E nossos entregadores? Eles pegam a encomenda do drone e entregam direto pro cliente, acelerando tudo. Estamos dedicados a aprimorar esse sistema, porque acreditamos demais no poder da tecnologia para tornar as entregas mais rápidas, confortáveis e práticas para mais pessoas”, explica André Borges, diretor de sustentabilidade do iFood.

drones logístico

A Política Municipal de Fomento ao Uso de Aeronaves Não Tripuladas de Salvador será apresentada e discutida no Connected Smart Cities Regional Nordeste, no próximo dia 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador. O evento marcará a abertura da consulta pública da regulamentação municipal, que ficará por 30 dias disponível para recebimento de sugestões e contribuições de toda a sociedade. 

LEIA MAIS: Aeroporto de Curitiba inicia testes com ônibus elétrico

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!