Randon lança módulo de tração auxiliar para carretas

De acordo com os parâmetros como a carga e condições da estrada, o e-Sys pode atingir uma economia de combustível que pode chegar em até 25%

A Randon, juntamente com a Suspensys, apresenta ao mercado de transporte de cargas uma solução de otimização energética de contornos disruptivos: o módulo de traçãoe-Sys.

A Randon, juntamente com a Suspensys, apresenta ao mercado de transporte de cargas uma solução de otimização energética de contornos disruptivos: o módulo de traçãoe-Sys. É um desenvolvimento da própria empresa, testado na estrutura de última geração do Centro Tecnológico Randon (CTR). O conceito utiliza o sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante a frenagem e descidas. Dessa forma, capacitando a carreta a ajudar o caminhão a transpor aclives de forma mais eficaz e segura. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da condição da estrada, a economia de combustível pode chegar até a 25%, propiciando, também, menor desgaste dos componentes e menor emissão de resíduos no meio ambiente.

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A tecnologia de armazenamento e regeneração elétrica foi inspirada na Fórmula-1, que utiliza o Sistema KERS (Kinetic Energy Recovery Systems). Após dois anos de desenvolvimento junto às respectivas áreas de engenharia, laboratórios e campo de provas, quando entrar em escala comercial, ficará disponível também ao mercado nacional e internacional de equipamentos para o transporte de cargas.

“O sistema e-Sys é mais um exemplo da liderança tecnológica das Empresas Randon. Esta inovação reduz o chamado TCO (Total Cost of Ownership, Custo Total de Propriedade, em tradução livre qda sigla em inglês) com economia no consumo de combustível e menor tempo nas viagens.

“O sistema e-Sys opera a partir de conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU, na sigla em inglês), bateria, inversor e motor elétrico daWEG acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim”, diz Sérgio Carvalho, vice-presidente e COO da Divisão Autopeças das Empresas Randon.

Para promover economia, os componentes são gerenciados por um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, permitindo ao implemento aliviar o esforço sobre o cavalo-mecânico em certas situações, como nas subidas. “O algoritmo foi especialmente desenvolvido pela própria Suspensys, com o apoio de parceiros, para maximizar a redução de combustível e, acima de tudo, garantir a máxima segurança do conjunto”, destaca o diretor da Suspensys, Esdânio Pereira.

 

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