Portos do Arco Norte movimentaram mais de 60 milhões de toneladas

Números destacam as movimentações entre junho e julho de 2023

Segundo dados da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), os terminais do Arco Norte movimentaram exatamente 60,3 milhões de toneladas nos meses de junho e julho de 2023. O AMPORT (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica) prevê um aumento de cerca de 30% do transporte portuário em 2023 em comparação com 2022.

“Nossos portos têm capacidade operacional para movimentar a elevada produção do agro brasileiro. Para isso, precisamos equilibrar os modais hidroviário, rodoviário e ferroviário. Eles são complementares e poderão atender a este movimento crescente no Arco Norte”, comenta Flávio Acatauassú, presidente da AMPORT.

Vale destacar também que do montante geral, 84% são granéis sólidos com destaque para o minério de ferro, com 31 milhões de toneladas transportadas. No 1° semestre deste ano, já foram exportadas 10 milhões de toneladas pelos portos de Santarém, PA, representando um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Mesmo com a baixa dos rios, a Autoridade Portuária deseja atingir a marca de 15 milhões de toneladas em 2023.

LEIA MAIS: Eaton anuncia novo gerente de estratégia de produto

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!