Porto de Santos ganhará mais um pátio regulador, em Sumaré

patio_caminhao.jpg

O Porto de Santos ganhará mais um pátio regulador na próxima semana. A unidade, de propriedade da Rumo Logística (Grupo Cosan), que opera terminais açucareiros no complexo marítimo, fica em Sumaré, a cerca de 23 quilômetros de Campinas, no Interior do Estado. Ela será o terceiro bolsão de estacionamento a atender os caminhões que transportam a safra agrícola com destino ao cais santista.

O início das operações do pátio foi anunciado pelo ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, na noite da última segunda-feira, durante reunião, em Brasília, com os ministros César Borges (Transportes) e Antônio Andrade (Agricultura) e representantes de produtores e exportadores agrícolas. O encontro teve o objetivo de analisar o impacto das ações do Governo para coordenar o escoamento da safra por Santos.

O novo bolsão fica no bairro São Judas Tadeu, em Sumaré, às margens da Rodovia Anhanguera. Ele deve ser credenciado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) até a próxima sexta-feira, informou a estatal. Até a última terça-feira, o registro dependia apenas da sincronização do sistema de informações do pátio com o Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões do Porto.

A princípio, a área terá um credenciamento “a título precário”, segundo a Docas. Isso ocorrerá pois a Autoridade Portuária exige que o pátio seja pavimentado. Atualmente, seu piso é de terra batida, mas a prefeitura local autorizou o funcionamento. A obra de pavimentação deve ocorrer após o período de escoamento da safra.

Apesar de pertencer ao Grupo Cosan, que tem terminais de açúcar em Santos, o pátio será aberto a qualquer carga e a qualquer operador com destino ao Porto, informou a Rumo Logística.

A empresa confirmou o início das operações para o próximo mês, “assim que a interface com o sistema da Codesp estiver finalizada”, e que a instalação irá operar 24 horas, terá 150 vagas estáticas e poderá receber 600 caminhões por dia. A Rumo ainda comunicou que está investindo na automatização dos controles e a adequação da infraestrutura de seu terminal em Sumaré

FONTE: GUIA DO TRANSPORTADOR

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!