PIB tem menor evolução em 3 anos e fecha em 1,1% em 2019

Os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021. De acordo com Relatório de Mercado Focus

De acordo com o divulgago nesta quarta-feira (4) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2019. Dessa forma, registrando o desempenho mais fraco em 3 anos.

O resultado foi resultado da perda de ritmo do consumo das famílias e dos investimentos privados. Em valores correntes, o PIB do ano passado totalizou R$ 7,3 trilhões em 2019.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

Foi a 3ª alta anual consecutiva após 2 anos de retração. No entanto, a recuperação lenta ainda mantém a economia do país abaixo do patamar pré-recessão. Por sua vez, o PIB per capita (por habitante) teve alta de apenas 0,3% em termos reais em 2019, alcançando R$ 34.533 em 2019.

Segundo Rebeca Palis, coordenadora das Contas Nacionais do IBGE, o país ainda não se recuperou das quedas na crise. “São três anos de resultados positivos. Entretanto, o PIB ainda não anulou a queda de 2015 e 2016 e está no mesmo patamar do primeiro trimestre de 2013”, destacou

De acordo com Palis, em valores correntes, o PIB brasileiro ainda segue 3,1% abaixo do pico (ponto mais alto da economia brasileira), registrado no primeiro trimestre de 2014. “Por outro lado, estamos a 5,4% do vale, o ponto mais baixo que foi alcançado no 4º trimestre de 2016”, explicou.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!