Peterbilt apresenta três novos médios nos Estados Unidos

Por Gustavo Queiroz

- dezembro 12, 2025

Novos caminhões médios elétricos da Peterbilt, modelos 536EV, 537EV e 548EV.

A montadora estadunidense Peterbilt, pertencente ao Grupo Paccar, anunciou oficialmente a expansão estratégica de seu portfólio de veículos de emissão zero com a introdução de três novos modelos elétricos de média capacidade, incluindo os modelos 536EV, 537EV e o Classe 8 548EV. A iniciativa tem como objetivo ampliar substancialmente a cobertura de aplicações comerciais sustentáveis, atendendo demandas específicas de last-mile (último km), serviços públicos e vocacional.

De acordo com Erik Johnson, gerente Assistente Geral de Vendas e Marketing da Peterbilt, assim como os novos modelos da co-irmã Kenworth (apresentado na mesma data), a próxima geração de veículos elétricos da marca foi meticulosamente otimizada para as exigências do segmento de média capacidade. “Estes modelos entregam eficiência operacional superior, capacidade de recarga ultrarrápida e configurações versáteis, elevando a produtividade do cliente em uma ampla gama de aplicações“, afirmou Johnson.

Os modelos 536EV e 537EV foram projetados para operações de distribuição regional, frotas de serviço e utilidades. Já o modelo 548EV, classificado como Classe 8, suporta configurações de tratores 4×2 e vocacionais com tomada de força (PTO), como caminhões basculantes. A identidade visual da linha EV é marcada por um design exterior distintivo, com uma coroa e grade frontal com detalhes em azul, além de painéis exclusivos nas laterais do capô. O interior recebeu acabamentos especiais na cor Magneto Gray, com painéis de acabamento gravados a laser.

O pacote de desempenho é caracterizado por uma arquitetura técnica modular. A gama oferece duas opções distintas de capacidade de bateria, possibilitando uma autonomia máxima de aproximadamente 450 quilômetros (280 milhas). O sistema de recarga rápida de corrente contínua (DC) com potência de 350 kW permite recuperar 80% da carga em pouco mais de 80 minutos. Para aplicações que requerem energia auxiliar, há opções de PTO elétrico (ePTO) de 25 kW (configuração com duas baterias) ou 150 kW (configuração com três baterias), projetadas para serem alimentadas pelo próprio sistema de propulsão do veículo.

A segurança é reforçada pelo sistema Bendix Fusion Stop & Auto-Go Advanced de série, que inclui detecção de pedestres e assistente de luz alta. A cabine conta com ergonomia considerada referência no segmento, iluminação integral em LED e controles de PTO configuráveis. A plataforma oferece ainda opções personalizáveis de layout do chassi e conexões padronizadas do setor para iluminação de carrocerias.

O coração tecnológico da nova linha é a plataforma modular Paccar ePowertrain, também utilizada nos modelos 579EV e 567EV. Este sistema integrado apresenta um eMotor central montado a meia-nave, equipado com dois motores elétricos e uma transmissão integrada de três velocidades que proporciona trocas de marcha sem interrupção de torque. A arquitetura oferece múltiplas opções de potência, capazes de entregar até 605 cavalos de potência e um torque máximo de 2.509 Nm (1.850 lb.-ft), adaptando-se a diferentes necessidades de aplicação.

A tecnologia de baterias adotada é a de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecida pela sua longevidade, estabilidade térmica e confiabilidade. O sistema de frenagem regenerativa de três estágios selecionável permite recuperar energia de forma eficiente durante a desaceleração. A flexibilidade da arquitetura permite integração com suspensões existentes, suporta configurações 4×2 e 6×4, qualquer distância entre eixos a partir de 4,14 metros (163 polegadas) e aplicações com peso bruto combinado de até 37,2 toneladas (82.000 libras).

A experiência do operador é gerida por um display digital de 15 polegadas específico para EVs, que apresenta dados críticos de desempenho e carga. A integração com o sistema SmartLINQ fornece monitoramento em tempo real do consumo energético, localização e autonomia estimada. Recursos como o pré-condicionamento configurável da cabina e do trem de força, horários de início de carga programáveis para aproveitar tarifas elétricas reduzidas e o sistema de freio de estacionamento eletrônico (EPB) com mitigação de movimento involuntário completam o pacote tecnológico.

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