Defasagem do frete rodoviário alcança 13,8% no primeiro semestre

Evento sediado pelo SETCESP exibe pesquisa de mercado referente ao primeiro semestre de 2022

Revalidação ordinária

Evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) revelou as variações de custos do transporte rodoviário de cargas,  referentes ao primeiro semestre do ano.

Os três principais insumos da atividade – veículo, mão de obra e combustível. – que juntos representam cerca de 90% do custo final de uma operação do setor acusaram aumento de preço, segundo levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Em 18 meses, os valores desses fatores aumentaram 42%, 12,5% e 104%, respectivamente.

Diante desses aumentos, 73% dos transportadores reajustaram o frete, 7% mantiveram e 20% ofereceram descontos. Além disso, 45% das empresas de transporte de médio porte que responderam o estudo disseram que o cenário foi melhor que em 2021; para 18% o cenário foi igual; e para 37% foi pior que o ano passado.

transporte de carga
Caminhões parados na Marginal Tietê, em São Paulo (SP)

Com base nesses números, a NTC&Logística apurou que a defasagem do frete alcançou a marca de 13,8% no período. No ano passado a mesma pesquisa apontou uma média de 18,7%.

Para Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, esse é um problema crônico do setor. “Na verdade, isso não deveria acontecer, visto que é uma responsabilidade do empresário que precisa valorizar o seu negócio”.

Em relação ao futuro, 27% dos pesquisados acreditam que o frete vai melhorar e 41% acham que pode piorar. Segundo Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC&Logística, “o que devemos fazer é calcular os custos de modo correto e cobrar o que precisa ser cobrado”.

LEIA MAIS: Brasil terá a maior colheita de grãos da história e deve dobrar produção

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!