A Mobiauto, startup do setor automotivo, fez um levantamento entre as versões de todos os caminhões usados do país quais os 50 mais procurados, compreendendo modelos de 1981 a 2022.
“Na consolidação do nosso ranking de 50 caminhões mais acessados pelos clientes, notamos um equilíbrio muito grande entre veículos leves, médios e pesados”, comenta Sant Clair Castro Jr., consultor e CEO da Mobiauto, responsável pela pesquisa. “Um ponto que merece destaque é o fato de a Ford, que paralisou a produção de caminhões no Brasil em 2019, ser a terceira marca com mais modelos procurados na pesquisa. Sinal de que, mesmo fora de linha, eles continuam bem conceituados entre os consumidores”, ressalta.
Feito durante o primeiro trimestre de 2023, o levantamento traz os 50 mais comprados na plataforma. “Nosso leque de opções para compradores vai desde um Ford F4000 até os cavalos-mecânicos da Scania. Mas a ideia aqui era destacar os 50 mais acessados mesmo”, explica o CEO da empresa.
Sob o ponto de vista financeiro, o levantamento redesenha o mapa de “melhores negócios” para orientação do consumidor, uma vez que é importante conhecer a performance de um caminhão no segmento de usados. E a conclusão é simples, daí a importância de se ter realizado uma pesquisa tão abrangente: os caminhões mais acessados são vendidos com maior facilidade, justamente porque a procura é maior.
“Se eu tenho um Hyundai HR, por exemplo, e sei que há uma legião de compradores interessados no meu caminhão, eu simplesmente vou vendê-lo por um valor mais alto. Tão simples como isso”, explica Castro Jr.
Quais os caminhões mais procurados do Brasil?
Confira o ranking das dez opções de versão/modelo/ano.
“É interessante a soberania da Hyundai. Esse modelo HR é um produto extremamente bem avaliado no mercado, tanto que aparece na lista com várias versões e anos de produção”, explica Sant Clair Castro Jr.
Quando destituímos da pesquisa as versões mais procuradas pelos compradores, consolidando todas as opções de compras somente em modelos, o predomínio do Hyundai HR repete-se de forma ainda mais clara. “Note que, entre os veículos ano 2008 até 2020, esse VUC ocupa 42,39% de todas as procuras de compradores, que são os percentuais somados de cada ano. É um fenômeno”, diz.
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