Em 2014, dois estudantes de matemática venceram licitação do transporte público de Tel Aviv, capital de Israel e desenvolveram algoritmos matemáticos para otimizar a mobilidade na cidade. Hoje, 10 anos depois, a Optibus – como foi batizada a empresa – tem uma carteira de 600 clientes no mundo e administra o transporte de nada menos que 7 mil cidades. No Brasil desde 2022, conta 100 clientes em 16 estados.
O sistema Optibus tem como âncora simplificar a vida dos gestores de transporte público. “Sem grandes esforços, sem investimentos em TI, basta um computador e acesso a Internet”, garante André Vieira (foto),diretor Regional da Optibus para o Brasil.
O resultado é que operações que levavam meses de planejamento para resolver, agora são concluídas em minutos com total segurança. O que é perfeito para situações de emergência, ocorrências graves, impedimentos oficiais etc. Um exemplo já clássico foi a adequação às obrigações das fases verde, azul e vermelha no período da pandemia da Covid 19.
Otimização de frota
Mas é nos tempos normais que as benesses dos algoritmos (conectividade) se mostram plenamente. A começar pela possibilidade de oferta de acordo com a procura com análise via Inteligência Artificial (IA) da demanda real e da frota necessária.
Para o empresário isso significa a otimização de sua frota e ganhos em grande escala. Uma eficiência de gerenciamento que permite eliminar a ociosidade de motoristas e ônibus, o que leva à “multiplicação” da frota.

Os reflexos chegam rápido. Economia de combustível, baixa da ociosidade, rareamento de horas extras, melhor atendimento ao público. Vieira estima que a economia de custos varia entre 5% e 10%, dependendo da aplicação.
“O sistema se paga sozinho, no primeiro mês e na primeira otimização do gerenciamento. Não há grande investimento, apenas a licença de uso”, assegura o executivo.
André cita o caso que as dívidas trabalhistas de um órgão gestor chegavam a R$ 7 milhões e agora o problema foi extinto. Para isso, a Optibus tem um painel que alerta sobre horários e de alertas, em caso de necessidade. “As possibilidades do sistema em conjunto com a IA tem permitido aos nossos clientes manter um IPK entre 60 e 70%, enquanto o sistema Optibus garante a confiabilidade das informações junto aos órgãos gestores municipais”.
LEIA MAIS: Ford Go Frotas fornece 10 Transit para Smolka Transportes