Optibus busca simplificar a vida dos gestores do transporte público

Graças aos algoritmos desenvolvidos pela empresa é possível gerenciar as operações do transporte público com redução de custos entre 5% a 10%

Sistema Optibus em operação no BRT de Sorocaba (SP)

Em 2014, dois estudantes de matemática venceram licitação do transporte público de Tel Aviv, capital de Israel e desenvolveram algoritmos matemáticos para otimizar a mobilidade na cidade. Hoje, 10 anos depois, a Optibus – como foi batizada a empresa – tem uma carteira de 600 clientes no mundo e administra o transporte de nada menos que 7 mil cidades. No Brasil desde 2022, conta 100 clientes em 16 estados.

O sistema Optibus tem como âncora simplificar a vida dos gestores de transporte público. “Sem grandes esforços, sem investimentos em TI, basta um computador e acesso a Internet, garante André Vieira (foto),diretor Regional da Optibus para o Brasil.

O resultado é que operações que levavam meses de planejamento para resolver, agora são concluídas em minutos com total segurança. O que é perfeito para situações de emergência, ocorrências graves, impedimentos oficiais etc. Um exemplo já clássico foi a adequação às obrigações das fases verde, azul e vermelha no período da pandemia da Covid 19.

Otimização de frota

Mas é nos tempos normais que as benesses dos algoritmos (conectividade) se mostram plenamente. A começar pela possibilidade de oferta de acordo com a procura com análise via Inteligência Artificial (IA) da demanda real e da frota necessária.

Para o empresário isso significa a otimização de sua frota e ganhos em grande escala. Uma eficiência de gerenciamento que permite eliminar a ociosidade de motoristas e ônibus, o que leva à “multiplicação” da frota.

Otimização do Quadro Horário pela Optibus
Otimização do Quadro Horário pela Optibus

Os reflexos chegam rápido. Economia de combustível, baixa da ociosidade, rareamento de horas extras, melhor atendimento ao público. Vieira estima que a economia de custos varia entre 5% e 10%, dependendo da aplicação.

O sistema se paga sozinho, no primeiro mês e na primeira otimização do gerenciamento. Não há grande investimento, apenas a licença de uso”, assegura o executivo.

André cita o caso que as dívidas trabalhistas de um órgão gestor chegavam a R$ 7 milhões e agora o problema foi extinto. Para isso, a Optibus tem um painel que alerta sobre horários e de alertas, em caso de necessidade. “As possibilidades do sistema em conjunto com a IA tem permitido aos nossos clientes manter um IPK entre 60 e 70%, enquanto o sistema Optibus garante a confiabilidade das informações junto aos órgãos gestores municipais”.

LEIA MAIS: Ford Go Frotas fornece 10 Transit para Smolka Transportes

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!