Uma parceria entre Scania, Compagas e a Prefeitura de Ponta Grossa (PR), iniciou, na última terça-feira (1), uma demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias. A demonstração faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná.
O veículo 100% a gás se somou à frota da Viação Campos Gerais (VCG) e vai operar de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas.
“Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo.” Comenta a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt.
Parceria vem dando certo
A dupla feita por Scania e Compagas vem dando certo em 2023. Essa é a quarta ação realizada em parceria. As outras, com o mesmo veículo, tinham sido feitas em na região Metropolitana de Curitiba, na capital de Curitiba e Londrina. Nos três locais foi mostrada a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas.
“Em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, já a emissão de poluentes foi 20% menor. Ou seja, mais economia e sustentabilidade para o transporte urbano”, diz Rafael Lamastra, CEO da Compagas.
LEIA MAIS: Preço do diesel mantém estabilidade na quarta semana de julho