OLs utilizam conceito lean para melhora nos fluxos logísticos

A Temp Log apresentou algumas das melhorias que foram resultados de seis meses trabalhando no conceito

Lean

Filosofia Lean, processo criado na montadora Toyota nos anos 80 para otimizar os fluxos, é aposta de Operadores Logísticos (OLs) em busca de entregas mais eficientes e melhora nos fluxos logísticos, sobretudo na indústria farmacêutica. A Temp Log, por exemplo, encontrou na metodologia a solução para melhorar os processos, definir padrões e ter uma maior visibilidade e planejamento da capacidade diária produtiva de todo o time.

Especializada em logística farmacêutica, a empresa agora tem como meta reduzir em até 50% o seu lead time, ou seja, o tempo total de entrega, desde o recebimento da Nota Fiscal até o destino final. “É o seu processo que faz com que o tempo final das atividades seja muito menor. E é exatamente essa a vantagem do Lean, uma vez que ele ajuda a eliminar desperdícios, diminuir estoques e reduzir o tempo final através de fluxo contínuo”, destacou o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.

Para Canteras, é fundamental que haja um olhar mais crítico para cada tarefa, pois é o cuidado em cada etapa da operação, incluindo a aceleração de atividades, que vai garantir o resultado final esperado. Na logística farmacêutica, as ações ajudam a evitar a degradação de medicamentos e a consequente perda de eficácia, diante do ganho de tempo, que impede, por exemplo, o excursionamento de temperatura.

“Quando vai montar uma caixa, você pode iniciar colocando os elementos refrigerados ou o plástico bolha. Você sempre faz testes para ver o método mais rápido e quando descobre onde há maior agilidade, adota aquele como o padrão e treina toda a sua equipe. O Lean fala de utilizar ferramentas visuais para ajudar nessa padronização. Esse acompanhamento de cada fase leva a redução de custos, pois eliminamos tudo o que não agrega valor ao cliente final”, explica.

Desafios

De acordo com o diretor comercial, o desafio está em realmente mudar o  conceito de fluxo em lote para individual, sendo necessário reduzir a movimentação de cargas, operadores e de recursos.

Em contrapartida, o Lean traz como vantagem o fato de transformar o conceito de problema em algo positivo. É dessa forma que a ferramenta ajuda na melhoria contínua. “Existem relatórios que vão identificar o motivo do problema e possibilidades de solução, visando que não ocorra mais”, apontou Canteras.

Na Temp Log, o Lean foi implantado no primeiro semestre deste ano e, até o momento, as principais melhorias observadas pela OL com a implantação do Lean foram melhor disposição visual do armazém, melhor fluxo e controle de movimentação dos produtos no galpão e redução dos movimentos. “Os nossos operadores estão andando menos, se desgastando menos para produzir a mesma coisa que produziam antes do Lean. Estimamos ganhar de 30% a 50% de redução no tempo total”, finaliza

Leia também: Logística e Transporte deve abrir 150 mil vagas até 2025

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!