O principal destaque entre os implementos rodoviários que serão apresentados durante a Fenatran 2024 estará no estande da Randon. Se trata do novo Bitrem Tanque Aço Carbono, com capacidade de 63 mil litros e que proporciona uma capacidade adicional para transportar mais 1 mil litros. O produto será equipado com o sistema de telemetria Randon Smart.
Com caixa de carga no formato cilíndrico e múltiplas setas de aferição, o novo tanque permite o transporte de produtos com diferentes densidades. Em termos de segurança, o modelo conta com tampa de inspeção parafusada em 24 pontos com reforço na vedação e sistema exclusivo de alívio de pressão, o que evita derramamento de carga, em caso de tombamento do veículo. Outro item voltado para a segurança da operação é o sistema EBS (Electronic Brake System), que passa ser item obrigatório a partir de 2025.
As características do Bitrem Tanque Aço Carbono incluem design sem anéis externos, o que proporciona ganhos aerodinâmicos e de economia de combustível; menor tara, corrimão de alumínio e acionamento pneumático pelo solo; válvula de fundo 4″ pneumática em alumínio; bottom loading do lado direito para carregamento e escoamento com agilidade e segurança; recuperador de vapor protegido dentro do chassi; aparelho de levantamento elétrico; além de capacidades para 63 mil litros de gasolina, 62 mil litros de Etanol e 58,5 mil litros de Diesel, considerando as diferentes densidades entres estes tipos de combustíveis.
Eletromobilidade
Para melhorar a performance da eletromobilidade no Brasil e em seus demais mercados de atuação, a Randon apresenta o Sider Modular Hybrid R com e-Sys, o eixo elétrico da Suspencys. Se trata de um equipamento com redução de 70% no uso de solda, além de apresentar redução de peso de uma tonelada, permitindo um ganho de cerca de 4% na capacidade de carga líquida.
O sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys possui um algoritmo que faz com que o motor elétrico passe a trabalhar como gerador, recuperando a energia cinética em frenagens e descidas e armazenando-a em baterias que alimentarão o eixo elétrico no momento de necessidade de tração, fazendo com que a economia de combustível alcance até 25%.
Segundo a Randon, a nova configuração contribui para reduzir a pegada de carbono em cerca de 1,68 tonelada de CO₂ por unidade produzida a partir da tecnologia modular. Estudos de desempenho indicam que o Semirreboque Modular tem potencial para diminuir em até 3,5 toneladas de CO₂ por ano durante a operação em campo, quando comparado a modelos similares produzidos pelo método convencional.
Graneleiro
A terceira novidade da Randon é o novo Semirreboque Graneleiro, comercializado em prata ou pintado em preto e dourado. Curiosamente, a unidade exposta na Fenatran é um exemplar histórico, pois simboliza as 600 mil unidades produzidas pela empresa desde a sua fundação.
A implementadora informa que o Graneleiro é, aproximadamente, 400 Kg mais leve do que o produto padrão graças à estrutura em alumínio, complementada por perfis laterais, frontal e fueiros em aço inox de alta resistência. O assoalho também é feito de alumínio. Recebe, ainda, aparelho de levantamento elétrico, nova Caixa de Rancho e porta estepe parafusado. Conta com o sistema EBS e tecnologia Randon Smart.
Telemetria
Todos os produtos expostos na Fenatran contam com a tecnologia Randon Smart, plataforma de inteligência embarcada para controle de frota. A plataforma possui sistemas de telemetria e sensoriamento. Sendo assim, a ferramenta passa ser formada pelas seguintes novas funcionalidades, que contemplam monitoramento da pressão e temperatura dos pneus do implemento; sensor de desgaste de freio; e controle de temperatura interna da caixa de carga, mesmo quando o caminhão não está acoplado ao semirreboque. O sistema registra o histórico da temperatura durante o trajeto, identificando a distribuição térmica em toda a carreta, com alerta em caso de superaquecimento.