Durante o terceiro trimestre de 2024 (3T24), A Marcopolo registrou receita líquida de R$ 2,3 bilhões, o que representa um incremento de 43,3% sobre o mesmo período do ano passado. A receita corresponde a 4.186 unidades, das quais 75% foram vendidas no Brasil, 9,2% foram exportadas do Brasil e 15,8% faturadas no exterior.
No 3T24 houve incremento de 37,8% da produção em relação ao 3T23: do total de 4.133 unidades, 3.476 foram produzidas no Brasil, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, e 657 unidades no exterior, 9% acima da produção do 3T23. No acumulado dos 9 meses de 2024, a variação da produção foi de 20,2% em relação aos 9 primeiros meses de 2023, fechando com 11.392 unidades.
“A companhia intensificou seu ritmo de produção, aproximando-se dos volumes planejados. O crescimento reflete o ganho de maturidade e maior experiência do quadro de pessoal na busca por maiores níveis de eficiência”, ressalta José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.
No terceiro trimestre de 2024, o lucro bruto atingiu R$ 576,8 milhões, com margem de 24,9%. O EBITDA totalizou R$ 466 milhões, com margem de 20,1%, e o lucro líquido foi de R$ 335,7 milhões, com margem de 14,5%. A performance é atribuída à melhoria do cenário do mercado, com ampliação dos volumes vendidos internamente, do melhor desempenho das operações internacionais e da evolução das exportações a partir do Brasil, com crescimento de entregas no segmento rodoviário e avanço das vendas dos modelos G8.
Possui 47,6% de participação no mercado nacional de carrocerias. O destaque ficou com o incremento de 4,6% de participação de mercado no segmento rodoviário. “Fatores como o alto custo de passagens aéreas e do transporte individual favorecem a opção pelo ônibus e tem mantido a demanda crescente”, pontua Valiati.
No último trimestre, a encarroçadora investiu R$ 91 milhões, sendo R$ 33,6 milhões nas plantas localizadas em Caxias do Sul (RS), R$ 46,1 milhões destinados para a planta de São Mateus (ES) e R$ 5,7 milhões para a Apolo (Plásticos). No terceiro trimestre, a Marcopolo também lançou o Volare Fly 12, um super micro com quase 12 metros de comprimento e que cria um novo segmento de mercado, bem como apresentou o Volare Attack Híbrido, modelo em desenvolvimento que inova ao oferecer um sistema de combustão de etanol que alimenta baterias para um motor elétrico.