Nova ponte é inaugurada entre o Brasil e o Paraguai

Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner é mais um corredor logístico que integra os países vizinhos

Por Gustavo Queiroz

- janeiro 6, 2026

Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner

Para reforçar a integração física e o desenvolvimento logístico na América do Sul, foi inaugurada a Ponte da Integração Prefeito Jaime Lerner, sendo a segunda ligação rodoviária sobre o Rio Paraná na região de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A obra, entregue no final de dezembro pelo governo federal representa a materialização de décadas de planejamento técnico e diálogo binacional, com tráfego previsto para ser liberado de forma gradual e controlada.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou o simbolismo geopolítico da infraestrutura, contrapondo-a a narrativas de isolamento. “Após décadas de discussões e estudos técnicos, essa importante obra está entregue. Enquanto alguns defendem muros e barreiras, nós, latino-americanos, brasileiros e paraguaios, construímos pontes. Quem ganha com isso é o povo, a economia e a paz entre os países”, declarou.

Com um investimento total bilateral de R$ 1,9 bilhão, a ponte se destaca por sua engenharia de ponta. A estrutura é do tipo estaiada, com geometria assimétrica, totalizando 760 metros de extensão. Seu vão livre central de 470 metros é o maior já construído na América Latina para este tipo de obra. A travessia conta com duas pistas simples de 3,6 metros de largura cada, sustentadas por torres que alcançam 190 metros de altura, equivalente a um edifício de aproximadamente 54 andares. O financiamento foi viabilizado por recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional, que aportou R$ 727 milhões para a ponte e suas vias de acesso.

A funcionalidade plena do empreendimento está intrinsecamente ligada a um complexo de obras complementares, principalmente a Rodovia Perimetral Leste, já em operação. Com 14,7 quilômetros, esta via conecta a BR-277 diretamente à nova ponte, desviando o tráfego pesado do centro urbano de Foz do Iguaçu. Em sua primeira semana, mais de 10 mil veículos utilizaram a Perimetral, que integra ainda seis viadutos e duas novas aduanas, promovendo um reordenamento do tráfego regional. “A ponte será um motor de prosperidade para Foz do Iguaçu e região. Ao otimizar o fluxo comercial e turístico, estamos promovendo um reordenamento urbano que devolve qualidade de vida à população”, avaliou Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu.

Operacionalmente, a liberação do tráfego seguirá um cronograma escalonado. Na fase inicial, a travessia será exclusiva para caminhões sem carga, como parte de um plano coordenado pelas agências fiscais de ambos os países. O objetivo imediato é aliviar a pressão sobre a histórica Ponte Internacional da Amizade, ampliando significativamente a capacidade logística da fronteira. A plena operação para veículos de carga, contudo, está condicionada à conclusão das obras do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, com previsão entre o final de 2026 e o início de 2027. Quando completamente integrada, a Ponte da Integração consolidará um corredor bioceânico mais robusto, reforçando o papel do eixo Brasil-Paraguai como espinha dorsal do comércio no Mercosul.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *