Siimp Sistemas Farol corta 99% das perdas de janelas portuárias

Tecnologia inédita no Brasil elimina multas por atraso e dá visibilidade total à operação em tempo real, via WhatsApp

Por Gustavo Queiroz

- outubro 20, 2025

Siimp Sistemas Farol

Empresas do setor logístico que operam nos portos brasileiros enfrentam o desafio de gerenciar a entrada e retirada de contêineres e cargas em um ciclo contínuo de 24 horas. Essa atividade exige a manutenção de equipes em monitoramento constante dos horários de saída e entrada de navios nos gates portuários, uma tarefa que demanda disponibilidade integral, tanto presencial quanto online. Para contornar os atrasos e os significativos prejuízos operacionais decorrentes dessa logística complexa, a Siimp Sistemas, especializada em tecnologias para a logística, acaba de lançar oficialmente a plataforma Farol, dedicada ao monitoramento portuário em tempo real.

A tecnologia, inédita no Brasil, realiza uma integração direta com os sistemas que gerenciam as janelas de disponibilidade para navios nos portos nacionais. Por meio dessa conexão, as empresas conseguem se antecipar com base nas previsões de abertura de cada gate, otimizando o agendamento e a execução das operações. O funcionamento da plataforma é baseado na sincronização automática com os sites dos terminais e na ativação de gatilhos operacionais inteligentes, que suportam uma tomada de decisão proativa. A Farol pode ser combinada com painéis de alerta e outras funcionalidades específicas de cada operação.

Na prática, cada colaborador envolvido na operação recebe diretamente em seu WhatsApp o horário de chegada do navio, permitindo evitar atrasos e a perda crítica das janelas de agendamento nos terminais. Esse fluxo de comunicação assegura um nível elevado de visibilidade e previsibilidade para toda a operação portuária. De acordo com Bruno Damada, CEO da Siimp, testes conduzidos com a plataforma em operações reais de clientes constataram uma redução de até 99% nas perdas de janelas para agendamento de navios. Esse nível de eficiência se traduz diretamente na diminuição de custos com multas por atrasos na movimentação de contêineres, como demurrage e detention, além de mitigar outras perdas financeiras comummente associadas à logística portuária.

Damada ressalta que a tecnologia Farol atua como uma ponte entre as operações logísticas das empresas e os dados dos terminais, atualizando automaticamente o status de movimentação dos navios – desde a previsão de chegada até a saída efetiva do porto. Ele define a solução como ideal para empresas que trabalham com contêineres e têm a necessidade premente de garantir o cumprimento de prazos rígidos, evitar custosas reentregas e eliminar riscos de custos inesperados.

Entre as principais funcionalidades listadas pelo executivo estão a visualização em tempo real da Operação Comex, o acompanhamento detalhado da rota dos navios e a emissão de alertas inteligentes sobre os principais eventos da jornada marítima, integrados diretamente ao sistema do cliente. A plataforma também oferece controle de deadlines, redução de multas, visibilidade completa da operação portuária, programação de gate e comunicação logística integrada. “A Farol é fundamental para as operações logísticas em portos, ao apontar dados de previsão de atracação, janelas de gate e eventos logísticos relevantes, conferindo visibilidade em tempo real de cada fase da operação portuária”, finaliza Damada.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *