A fabricante de ônibus Comil inaugurou nesse sábado (14/12) sua nova unidade industrial no município de Lorena – SP. Esta nova planta está dimensionada para a produção de 10 unidades de veículos urbanos por turno e a expectativa é que este nível de produção possa ser atingido no segundo semestre de 2014.
A planta entra em operação menos de um ano e meio após a assinatura do protocolo de intenções feita no Palácio dos Bandeirantes em 24 de julho de 2012. “Esta fábrica tem uma importância estratégica relevante e, por isso, concentramos esforços para o cumprimento de cronogramas extremamente enxutos”, afirmou Silvio Calegaro – CEO da Comil.
A solenidade de inauguração contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “A cidade não recebia um grande investimento há muitos anos. O ano de 2013 fecha com chave de ouro”, ressaltou Alckmin. Calegaro destacou, na cerimônia, o empenho do governo estadual paulista e das lideranças locais para a instalação da Comil em Lorena. “Agradecemos a receptividade de todos estes importantes parceiros. Essa nova fábrica é um presente para todos vocês. O nosso sucesso será o sucesso de vocês”. O CEO da empresa destacou os avanços tecnológicos que a planta leva à região. “Queremos manter a ética e a transparência que temos em Erechim, propondo um movimento de inovação através dessa linha de produção totalmente automatizada e com um altíssimo padrão de qualidade. Assim, desejamos inaugurar aqui na cidade uma nova era de desenvolvimento”, disse.
A unidade de Lorena foi planejada para produzir veículos urbanos com alta qualidade, equipada com sistema de manufatura inovador, o que a chancela como a mais moderna planta da América Latina para a produção de ônibus. “As características desta planta a tornam totalmente apta a atender o crescimento da demanda por ônibus até 2016, motivada por eventos importantes como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, que já estão exigindo melhorias no transporte de pessoas nas grandes cidades”, comentou Calegaro.
A nova fábrica foi instalada em um terreno de 210 mil metros quadrados no Vale do Paraíba às margens da rodovia Presidente Dutra, demandou investimento de R$ 110 milhões e vai gerar 500 empregos diretos e 1.000 indiretos. A unidade produzirá os modelos urbanos Svelto e Midi, atualmente montados na sede da Comil em Erechim. O ônibus número 1 sairá da linha de montagem no início de janeiro.









