MWM amplia em 29% a capacidade do centro de distribuição de peças em Jundiaí

Armazém ganha mais de mil metros quadrados para acompanhar o crescimento do portfólio de reposição e a automação prevista para os próximos três anos

Por Gustavo Queiroz

- setembro 9, 2026

CD da MWM em Jundiaí

A MWM, empresa da Tupy e fabricante de motores, geradores de energia e torres de iluminação, ampliou o Centro de Distribuição de Peças (CDP) de Jundiaí, no interior paulista. A operação passa a contar com 1.328 m² adicionais de área de armazenagem a partir deste mês, elevando a capacidade total do armazém para 11.253 m². O incremento de 29% na área faz parte da estratégia de crescimento da Unidade de Negócios Distribuição no mercado de reposição e prepara a companhia para a ampliação do portfólio, a entrada em novos negócios e a maior automação prevista para os próximos três anos.

A ampliação dá continuidade às transformações realizadas no CDP desde 2025. Em fevereiro de 2026, a MWM anunciou a internalização completa da operação, que passou a ser conduzida integralmente por colaboradores próprios. Na mesma etapa, a empresa reorganizou os fluxos internos, adotou práticas lean (metodologia de gestão focada na eliminação de desperdícios e de etapas sem valor agregado) e modernizou seus processos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, as iniciativas já haviam gerado ganhos de produtividade da ordem de 35%, com nível de serviço de 99% dos pedidos expedidos em até 24 horas. Com a ampliação do portfólio e o desenvolvimento de novas frentes de negócio na Distribuição, a estrutura logística ganha agora escala e flexibilidade para sustentar esse novo ciclo de crescimento.

A expansão do CDP integra uma agenda mais ampla de crescimento da operação de Distribuição. Estamos aumentando capacidade, incorporando tecnologia e fortalecendo processos para atender nossos clientes com mais eficiência, disponibilidade e agilidade“, afirma Thomas Puschel, vice-presidente da Unidade de Negócios Distribuição da MWM.

A ampliação da infraestrutura reforça a estratégia da MWM no mercado de reposição. A empresa busca aumentar a disponibilidade de produtos e oferecer soluções mais completas aos seus clientes. O portfólio de aftermarket reúne atualmente mais de 19 mil itens ativos, incluindo Peças Genuínas MWM, Peças Opcionais MWM, Master Parts multimarcas e fluidos. Somente em 2025, a MWM lançou 562 novos componentes. A linha Master Parts registrou crescimento de 44%, enquanto a linha Opcional avançou 49%.

Para os próximos três anos, a Unidade de Negócios Distribuição prevê não apenas a ampliação do portfólio, mas também a integração de processos e negócios, com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento às diferentes demandas do mercado de reposição. A expansão do CDP cria condições para armazenar e movimentar um portfólio mais diversificado, além de conferir flexibilidade para novos projetos e oportunidades de negócio.

O investimento em espaço físico vem acompanhado de uma agenda de automação, digitalização e aplicação de inteligência à operação. Entre os projetos previstos, destaca-se a ampliação da automação de processos, com potencial de ganho de eficiência operacional de até 25%. A operação também deverá incorporar tecnologias como inteligência artificial para aumentar a robustez dos processos, aprimorar a gestão e otimizar atividades estratégicas.

A tecnologia também deve contribuir para a qualidade dos produtos e das entregas aos clientes. Dessa forma, a expansão física do CDP está conectada a uma transformação mais abrangente do modelo operacional da Unidade de Negócios Distribuição. A MWM conta com aproximadamente 1.400 pontos de venda em sua rede global de distribuição. A ampliação da estrutura acompanha a evolução do mercado de reposição e a expansão da oferta da empresa no aftermarket.

Nossa estratégia é combinar capacidade, tecnologia e eficiência para criar uma operação cada vez mais preparada para as demandas do mercado. O crescimento da estrutura física é apenas uma parte desse movimento. A transformação dos processos e a utilização de novas tecnologias são fundamentais para ampliar a produtividade, fortalecer a disponibilidade de produtos e melhorar a experiência dos nossos clientes e distribuidores“, conclui Puschel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *