Shell relança Molécula DNA, que assegura a qualidade dos combustíveis

Raízen inicia combate à adulteração de combustíveis na rede de postos da marca Shell por meio de testes que comprovem a molécula DNA

teste_de_proporção_da_molécula_dna
Teste de proporção da molécula DNA da Shell.

A Raízen retomou o Programa de Qualidade DNA Shell, que assegura a qualidade dos combustíveis comercializados em seus postos. A conhecida molécula DNA está de volta para facilitar as ações de aferição da gasolina, do etanol e do diesel. Se trata de uma tecnologia exclusiva, implementada diretamente nos caminhões-tanques que são carregados diretamente nas distribuidoras antes de serem levadas aos pontos de vendas.

Em cumprimento a uma resolução da pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a molécula DNA não altera a cor e nem as propriedades do combustível e a proporção de sua presença não pode ser alterada. Técnicos-químicos da Raízen visitam os postos, periodicamente, para que os testes de refração sejam feitos no próprio local. Seu resultado sai em menos de um minuto.

Tipos_de_combustíveis_Shell
Diferentes tipos de combustíveis comercializados com a marca Shell no Brasil.

Nos casos em que a presença da molécula DNA estiver reduzida, a companhia já sabe que se trata de adulteração da qualidade dos combustíveis por meio da adição de outros líquidos de quaisquer origens no tanque do posto em questão. O controle de qualidade permite que a Raízen tome as providencias legais necessárias, de acordo com o previsto em contrato.

Inicialmente, o programa atuará em um laboratório móvel itinerante em postos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Originalmente, o programa foi criado em 2001 para combater a onda de adulteração dos combustíveis que acontecia naquele momento.

Distribuidora_Raízen_no_Ipiranga
As misturas de biodiesel ao diesel ou de aditivos aos combustíveis ocorrem, diretamente, nos carregamentos dos caminhões.
Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!