Michelin agrega mais valor à linha X Multi

Melhorias incorporadas aos pneus proporcionam uma série de ganhos para o transportador, em que pese o aumento médio de 2,5% nos preços dos novos produtos

A Michelin decidiu agregar a ainda mais valor à linha X Multi de pneus para uso comercial, com o propósito de oferecer maior benefício aos clientes e, também, ao meio ambiente. A partir de agora, o mercado já pode contar com três novos modelos da linha X Multi Michelin, na medida 295/80R22.5, que incorporam novas soluções tecnológicas e colaboram para o menor custo total de operação, mais segurança e menos impacto ambiental.

O primeiro é pneu X Multi Z2 para uso no transporte regional e todos os eixos, seguido do X Multi Energy Z e o modelo X Multi Energy D, ambos para uso rodoviário e aplicação em qualquer eixo, seja de caminhões ou reboques.

Destaque para a tecnologia Regenion, que proporciona uma taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduz a resistência ao rolamento e o consumo de combustível, além de manter a aderência do pneu mesmo ao longo de toda a sua vida. Outra novidade é a solução Infinicoil , exclusiva para pneus direcionais, que consiste em um cabo de aço único que envolve toda a carcaça. A tecnologia oferece mais resistência a sobrecargas, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu. Sem contar a redução do consumo de combustível e o aumento da capacidade de carga do produto.

Benefícios em escala

As melhorias incorporadas ao produto resultaram em uma série de benefícios para o transportador, segundo o fabricante. Na comparação com a versão anterior Z+, o novo X Multi Z2 (foto) oferece 14% de aumento na quilometragem nas aplicações do transporte de passageiros e 10% no transporte de cargas. O mesmo acontece com a capacidade de carga que teve um aumento de 5%, o que significa 400 kg a mais em eixo simples e 800kg em eixo geminado. A redução na taxa de desgaste, por sua vez, alcançou a marca de 24%, o que se traduz no menor uso de matéria prima e geração de particulados no meio ambiente. Acrescente a essas virtudes a redução dos riscos de acidentes, por conta dos sulcos mais fechados e ocultos no pneu. E a carcaça reforçada que aumentou a resistência e a perda repentina de pressão, em benefício da redução do custo.

O mesmo acontece com o modelo X Multi Energy Z (foto), cujo teste de eficiência energética (EE) e desgaste de pneus acusaram ganhos consideráveis. Graças às tecnologias Michelin, o produto apresentou uma taxa de desgaste 12% menor; 4,7% de redução no consumo de combustível, 5% a mais de capacidade de carga e redução de 18% na resistência ao rolamento., ante à versão Z+. Por fim, o novo X Multi Energy D agora é 3,3 kg mais leve (-4,8%) que a linha anterior, a D2. Da mesma forma que é 14% mais resistente ao rolamento, sem perder a aderência e sua taxa de desgaste é 16% menor.

“Se considerarmos os ganhos proporcionados com o uso conjunto das soluções de gestão e telemetria da Michelin Conected Fleet by SASCAR, estimados em 4,5%, a economia total de combustível na frota pode alcançar a marca de 9,2%”, garante Ruy Ferreira, vice-presidente de Vendas e Marketing da Michelin. Nas contas do executivo, o ganho proporcionado compensa largamente o acréscimo no preço do produto por conta das novas tecnologias, da ordem de 2% no caso do Multi Z2 e 3% para os modelos Energy.

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