Mercedes-Benz testa Unimog com motor a hidrogênio

Veículo recebeu adaptações no motor para poder rodar abastecido com hidrogênio, comprovando a sua viabilidade

Mercedes-Benz Unimog

A Mercedes-Benz Special Trucks e a Mörtlbauer Baumaschinen Vertriebs GmbH apresentaram, conjuntamente, os seus dois protótipos como parte do projeto de desenvolvimento “WaVe”, que envolve a pesquisa de motores a combustão abastecidos com hidrogênio para veículos com aplicação específica. Os testes contemplam um Unimog e um caminhão basculante sobre esteiras nas instalações da fábrica da Mörtlbauer em Fürstenzell, Baviera, Alemanha.

Os veículos estão equipados com um motor de médio porte convertido para propulsão a hidrogênio. Para tanto, foram utilizados pistões customizados, sistema de admissão compatível com o novo combustível e sistema de ignição otimizado. A combustão de hidrogênio no compartimento do motor produz água, que é expelida como vapor quente através do sistema de escapamento.

Mercedes-Benz Unimog

No Unimog, os quatro tanques de alta pressão de 700 bar com certificação TÜV contêm cerca de 13 quilogramas de hidrogênio gasoso. O motor entrega cerca de 290 cv a 1.000 Nm, tornando-o comparável a uma variante diesel de 300 cv em termos de potência e torque. O protótipo foi operado com vários acessórios diferentes para incorporar informações do uso real ao desenvolvimento.

O caminhão articulado sobre esteiras registrou valores semelhantes com seu motor de combustão de hidrogênio, em que a potência é quase idêntica e o tanque de combustível contém 14,5 kg de hidrogênio a 700 bar. A esteira tem capacidade para 16 metros cúbicos e pode transportar uma carga útil de 30 toneladas. Com sua lâmina niveladora e corpo giratório de 360 ​​graus, esta esteira pode ser usada de forma flexível para transportar materiais soltos a granel.

Projeto “WaVe”

Mercedes-Benz Unimog

O veículo de teste com motor de combustão de hidrogênio foi desenvolvido como parte do projeto “WaVe”, que recebe financiamento público. O projeto, financiado pelo Ministério Federal dos Assuntos Econômicos e da Ação Climática da Alemanha, foi realizado em conjunto por 18 parceiros da indústria e da ciência e teve início em julho de 2021. Após um ano de planejamento e preparativos, o trabalho de desenvolvimento dos protótipos começou em meados de 2022.

O objetivo do projeto WaVe era desenvolver um sistema de acionamento baseado em hidrogênio para máquinas de trabalho e, assim, substituir o motor diesel convencional. Foi demonstrado que veículos e máquinas de trabalho movidos a hidrogênio podem ser utilizados de forma muito semelhante ao atual motor diesel, com apenas pequenas modificações nos componentes do sistema de transmissão.

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