No mobility move 2025, feira de ônibus elétricos que será realizada em Berlim, na Alemanha entre 1º e 3 de abril, a Daimler Buses apresentará o Mercedes-Benz eCitaro K, uma versão compacta de 10,63 metros de comprimento do conhecido ônibus urbano elétrico de piso baixo. Com um raio de giro de apenas 17,28 metros, o modelo é aplicável em rotas estreitas e sinuosas de áreas suburbanas e centros históricos. Possui capacidade para até 84 passageiros.
O eCitaro K é equipado com cinco baterias de alta tensão, totalizando 491 kWh de capacidade energética. Três baterias estão localizadas no teto e duas na traseira. O veículo foi projetado para carregamento plug-in nas garagens e pode ser configurado com tomadas de carregamento acima do eixo dianteiro (lado direito) e na traseira (lado esquerdo). A partir de 2026, o eCitaro K será comercializado com baterias NMC de quarta geração.
Entre os dispositivos de segurança, o novo ônibus integral da Mercedes-Benz recebe os seguintes sistemas: novo sistema de câmera 360°; Preventive Brake Assist 2; Sideguard Assist 2; Frontguard Assist; Tyre Pressure Monitoring System (TPM); Traffic Sign Assist; Attention Assist; limitador de velocidade em 33 km/h (opcional); e o Acoustic Vehicle Alerting System.
Passageiros
Os passageiros podem desfrutar de assentos modelo City Star Eco com estofamento em tecido preto e amarelo. O interior também conta com corrimãos amarelos e piso com efeito de madeira, criando um ambiente acolhedor. A área central oferece espaço para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê, com um assento dobrável voltado para trás. Além disso, o veículo pode ser equipado com duas cadeiras adicionais voltadas para a frente. Há também 14 tomadas USB duplas para carregar dispositivos.
Nova bateria NMC4
A partir de 2026, os modelos eCitaro, eCitaro G, eCitaro K e a versão com célula de combustível do eCitaro serão equipados com baterias NMC4, que oferecem maior densidade energética e vida útil prolongada, sendo 6% a mais de capacidade energética para maior autonomia. Suporta carregamento rápido de até 300 kW, mantendo uma vida útil de oito anos, com opção de garantia estendida para 12 anos.