A Mercedes-Benz preparou algumas novidades para a FENATRAN 2024, mas o grande destaque é a nova linha Accelo de leves e médios com os modelos 917, 1117, e 1417 6×2. Os modelos trazem um novo design de cabine, muito inspirado nos novos Actros L e eActros da Mercedes-Benz da Alemanha.
“O Accelo mudou totalmente, chegando com um inédito design futurista e moderno, mais capacidade de carga e novos modelos, além de diversas novidades em termos de tecnologia e configurações.E ainda nesse mês, a família Accelo deve atingir a marca de 100 mil unidades vendidas no mercado brasileiro. Motivo de grande orgulho para nós!” Diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.”
Novo segmento de caminhões médios
Agora os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando em um ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.
“Já o Accelo 1417, com PBT de 14 toneladas, oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 600 kg a mais que seu principal concorrente. Reafirmamos assim a vocação de um caminhão versátil e acessível aos grandes centros urbanos, com a capacidade de um médio, mas com plataforma de carga ampla e baixa. Ou seja, com economia e baixo custo operacional de um caminhão leve”. diz Jefferson Ferrarez.
Assim, o novo Accelo passa a atender um novo nicho, podendo receber tanques de água e de combustível maiores, de até 10 mil litros. Os modelos 1117 e 1417 são indicados para cargas de alta densidade, como produtos congelados e resfriados, distribuição de bebidas, líquidos, químicos e combustíveis, areia, pedra, cimento e muitas outras.
Design
O novo design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha.
Além da estética, o novo painel frontal da cabina, a grade dianteira, o para-choque e a saia dianteira prometem trazer vantagens operacionais aos clientes. Por ter o menor número de peças, a maioria em material plástico, tem peso total menor, se tornando mais resistente. Também há menor demanda de itens de manutenção, ideal para a aplicação urbana.
O parachoque de plástico, com reforço estrutural em aço, é tripartido, a fim de facilitar a manutenção. Além disso, estará disponível em duas versões, bodycolor ou selfcolor, de acordo com o desejo do cliente.
Além disso, o novo conjunto óptico em LED oferece maior eficiência de iluminação e vida útil até 30% maior em relação às lâmpadas halógenas. Isso promete diminuir a manutenção, reduzindo custos para o cliente.
Motor
Já seu motor é o conhecido motor Mercedes-Benz OM 924 LA. Mantém assim um elevado nível de desempenho com potência de 163 cv e torque máximo de 610 Nm. Esse motor é robusto e resistente, o mesmo, aliás, aplicado no Atego de 17 toneladas de PBT.
“A novidade desse motor é o novo mapa de injeção de combustível, com otimização do gerenciamento térmico, da válvula EGF e do sistema de pós-tratamento”, afirma Marcos Andrade. “Como resultado, há um ganho de até 3% de economia de combustível, dependo da aplicação”.
Transmisões
Outra importante novidade da Linha Accelo são as novas transmissões manuais Eaton e automatizadas Mercedes-Benz, junto com o câmbio automatizado MB G 90 PowerShift da 3ª geração, de 6 velocidades.
Os eixos e suspensões foram redesenhados para as novas capacidades de carga, aumentando a robustez e a confiabilidade dos caminhões. As molas dianteiras e traseiras estão mais espessas e ganharam uma resistência cerca de 12% maior.
Pacote Robustez
Junto ao veículo, a Mercedes-Benz oferece um Pacote Robustez com customização de fábrica para quem trafega em terrenos severos. Esse pacote é composto por componentes como protetor de cárter e radiador, chapa protetora do tanque de combustível, protetor do tanque de Arla32, ângulo de entrada elevado até 27 graus (quando carregado), suspensão mais elevada com molas traseiras curtas e trapezoidais grade protetora da lanterna traseira.
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