O mercado brasileiro de caminhões acima de 3,5t de PBT encerrou o ano de 2013 com uma evolução de 2,85% no volume de emplacamentos. O período contabilizou um total de 155.691 unidades licenciadas junto ao Renavam, contra 137.752 do ano anterior. É o terceiro melhor resultado da história do setor, depois de 2011 e 2010, quando a indústria superou a marca de 170 mil caminhões comercializados no mercado interno. Os dados são da Fenabrave, compilados pelo Frota DataBank, braço estatístico da Editora Frota.
O mesmo se deu com os chassis de ônibus que também acusaram evolução, ainda que menor, da ordem de 0,65%, como resultado do emplacamento de 35.628 unidades em 2013, ante 29.546 apontadas em 2012. No ranking por fabricante, a MAN Latin America garantiu a preferência do mercado pelo quinto ano seguido, com 26,51% de participação. Mas, viu a arquirrival – a Mercedes-Benz – quase roubar esse posto, graças aos 25,85% de market share alcançada pela marca da estrela de três pontas. A Volvo, por sua vez, assumiu o 3º lugar no ranking de fabricantes, com 13,31% de participação, deixando a Ford em 4º lugar com 13,11%. A dança de posições reflete o bom desempenho do mercado de caminhões pesados, que garantiu maior volume de vendas às marcas que dominam o segmento.
Nos ônibus, a Mercedes-Benz manteve a histórica liderança, com 43,81% de participação e 15.609 chassis licenciados em 2013. Seguida pela MAN, com 25,39% e a Marcopolo com 16,07%. O caminhão Volkswagen Constellation 24.280 6×2, mais uma vez, foi eleito como o Caminhão do Ano, pelo fato de ter sido o modelo mais vendido no País em 2014, com um total de 9.330 unidades licenciadas no período.