Marcopolo tem lucro líquido quase triplicado em um ano

    A Marcopolo quase triplicou seu lucro líquido da em um ano. Nos três primeiros trimestres do ano, o resultado chegou a R$ 230,5 milhões ante R$ 79,2 milhões referentes ao mesmo período de 2015. O lucro por ações encerrou o período em R$ 0,25 contra os R$ 0,08 de um ano antes.

    Os fatores que colaboraram para o desempenho vão desde o bom resultado da encarroçadora no exterior até a consolidação dos resultados da Neobus e da entrada de R$ 339,9 milhões no caixa com a venda da participação da New Flyer do Canadá.

    Na contramão, a empresa viu seu faturamento cair 10% na mesma base de comparação, passando de R$ 1,95 bilhão para R$ 1,75 bilhão, sendo 42,8% de origem no segmento rodoviário, 34,4% no urbano e 10,5% da Volare.

    Parte da receita menor está na queda de 30,3% da produção acumulada dos nove meses do ano, de 8,76 mil para 6,11 mil unidades, devido à baixa demanda do mercado interno. Enquanto no exterior a Marcopolo produziu 3,12 mil ônibus neste ano contra os 3 mil do ano anterior, no Brasil a produção recuou de 5,76 mil para 2,98 mil no mesmo período. Com isto, sua participação recuou de 40% para 38,9% dentro de um volume total de 10,97 mil ônibus produzidos no País.

    A receita no Brasil resultou em R$ 565,8 milhões, que é a 40,8% menor em relação aos R$ 956,4 milhões em 2015, enquanto a receita no exterior recuou apenas 0,5%, para R$ 541,7 milhões. As exportações a partir do Brasil somaram R$ 648,7 milhões, ajudadas pelo câmbio, uma alta anual de 43,8%.

    A empresa prevê a manutenção dos atuais níveis de exportação por conta da demanda aquecida do mercado externo. Mesmo com a desvalorização do real em quase 20% no ano, as exportações seguirão sustentando os resultados e a produção da empresa no Brasil, especialmente de veículos rodoviários pesados.

    Já no mercado interno, a demanda continua deprimida e ainda sem sinais de retomada. No segmento de rodoviários, porém, houve alta nos pedidos, decorrente com a proximidade do período de férias de verão. Além disso, a empresa firmou novo contrato para o fornecimento de 200 ônibus escolares para o programa Caminho da Escola, que começaram a ser produzidos no último trimestre de 2016.

    Fonte: Automotive Business

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