Marcopolo Rail finaliza exportação de trens para o chile

Por Victor Fagarassi

- junho 30, 2025

Marcopolo Rail exportação de trens

A Marcopolo Rail realizou o envio de mais duas unidades para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado (EFE Trenes de Chile), entidade pública responsável pela administração da malha ferroviária do país. Com essa remessa, a divisão dedicada à fabricação e desenvolvimento de trens finaliza a exportação de trens acordadas para este ano, consolidando um dos principais contratos internacionais da empresa.

“Agora, nosso foco é acompanhar a entrega dos trens e prestar suporte durante os testes operacionais, que ocorrerão no segundo semestre, para que as unidades possam começar a circular ainda em 2024, beneficiando mais de 300 mil moradores das áreas rurais do vale central e do litoral da região de Maule”, afirma Petras Amaral Santos, diretor-executivo da Marcopolo Rail.

Os novos trens operarão na rota Talca-Constitución, um percurso intermunicipal de média distância, com 88 km de extensão e 11 paradas, transportando cerca de 50 mil passageiros anualmente e conectando quatro cidades. O acordo com a EFE inclui o fornecimento de veículos, peças sobressalentes e serviços de manutenção.

Marcopolo Rail exportação de trensDetalhes técnicos Prosper

As composições do modelo Prosper entregues são modernas, eficientes e bidirecionais, com cabines de operação em ambas as extremidades. Cada trem tem capacidade para 223 passageiros (80 assentos e 143 em pé) e conta com ar-condicionado, área reservada para pessoas com mobilidade reduzida e banheiro adaptado.

Trata-se de três unidades DMU (Diesel Multiple Unit), cada uma com dois vagões, portas laterais, assentos com braços reclináveis, entradas USB e mesas retráteis. Para maior eficiência térmica, cada carro possui sistema de climatização independente.

“Este contrato de exportação de trens com a EFE Trenes de Chile reforça o papel da Marcopolo Rail como um ator relevante no setor ferroviário global e amplia nossa presença nesse mercado, abrindo portas para futuras oportunidades em outros países da América Latina e impulsionando a mobilidade sobre trilhos”, destaca Petras Amaral Santos.

Além do projeto chileno, a Marcopolo Rail já colocou em operação o Prosper VLT, seu primeiro veículo leve sobre trilhos, utilizado em uma rota turística no Rio Grande do Sul. Também é responsável pela fabricação dos people movers do consórcio AeroGru, que liga a linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *