Seguindo o plano de ESG e caminhando junto a sustentabilidade, a Marcopolo anunciou na última quarta-feira (06) o investimento de R$ 50 milhões para a produção de ônibus elétricos em São Mateus (ES), em parceria com o governo do estado.
No município, a empresa vai produzir o Attivi Integral, primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios e 100% elétrico. Participaram do anúncio, no Palácio Anchieta, o governador do Estado, Renato Casagrande, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; e o CEO da empresa, André Armaganijan.

A produção
Em São Mateus, a empresa conta com dois mil colaboradores e, com o início da produção de veículos elétricos, a companhia deve ampliar o quadro de funcionários em até 20%. O modelo Attivi Integral, que será fabricado no Estado, é totalmente elétrico e terá capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas. Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.

“Essa expansão da Marcopolo é fundamental para que possamos gerar mais emprego e renda aos capixabas. O Governo do Estado vai iniciar a compra de 50 novos veículos elétricos para que possamos começar nossa transição energética. Durante a COP-28, anunciamos a troca dos combustíveis fósseis da nossa frota de veículos leves para biocombustível e vamos iniciar a troca da frota do Sistema Transcol para elétricos”, afirmou o governador.
O CEO da Marcopolo, André Armaganijan, comentou especificamente sobre o Attivi Integral. No final deste ano, a Marcopolo chega ao número de 130 unidades produzidas do veículo.
“O Attivi Integral é um veículo desenvolvido totalmente no Brasil e que faz frente ao desafio global em prol da descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. A fabricação do veículo no Espírito Santo nos permite atender à crescente demanda do mercado nacional por veículos elétricos. Decidimos expandir a nossa produção no Estado por ser uma fábrica em uma localização estratégica, que nos permite atender empresas de todo o país e companhias internacionais”, comentou André.
Na estratégia de descarbonização da companhia, já são cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.
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