Na onda de empresas que buscam investir em veículos menos poluentes, a Mahnic Operadora Logística aproveitou o momento para adquirir o primeiro veículo pesado GNV do Centro-Oeste do país, onde está localizada a empresa. Além do investimento, a COO da empresa afirma possuir clientes interessados em parcerias para operações envolvendo os veículos movidos a GNV.
“Já tínhamos realizado o investimento em 55 novos veículos para a nossa frota e aproveitamos para adquirir o nosso primeiro caminhão GNV, além de já termos um veículo leve elétrico para nossas operações. A ideia é analisar o desempenho do caminhão GNV e, então, fazer uma nova projeção de compra para esse tipo de veículo. Acreditamos que é uma tendência que terá sucesso”, comenta Ludymila Mahnic, COO da Mahnic Op. Logística.
Com um aumento de 49% na produção de caminhões no primeiro bimestre deste ano, as montadoras estão identificando uma oportunidade para impulsionar o mercado de veículos pesados movidos a Gás Natural Veicular (GNV). O caminhão a gás natural se destaca por ser uma opção mais econômica em termos de consumo de combustível. Há uma redução de até 15% quando se compara o GNV ao diesel e a combustíveis similares.
Aumento de oferta
A Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) avalia que a projeção de aumento na oferta de gás natural no país oferece uma base sólida para que o Brasil possa iniciar um projeto de substituição do óleo diesel na matriz de transportes, chamando a atenção das transportadoras em busca de alternativas mais sustentáveis.
Visando alinhar tais esforços às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), a COO destacou: “Sempre buscamos ter as melhores tecnologias nos veículos, além de práticas sustentáveis em nossas operações, como a redução de emissões de poluentes e o máximo de segurança no trabalho. Recentemente, fomos certificados pelo Programa Despoluir por nossos veículos terem zero emissão de fumaça.”