A conferência, realizada pelo grupo Maersk, com o tema Go Further Brazil – Logistics for the future, aconteceu em São Paulo, no início de outubro, e teve diversos temas em torno da cadeia de suprimentos. Mais de 140 clientes participaram do evento que discutiu as últimas tendências logísticas no Brasil e no mundo.
Karin Schoner, diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul, fez o discurso de boas-vindas ao público e enfatizou como o mundo está em constante mudança e como o comércio eletrônico está acelerando em diferentes setores. Sendo assim, tornando desafiador acompanhar o desejo do consumidor por entregas mais rápidas e produtos de mais qualidade.
Ela também falou sobre o impacto das decisões de compra no meio ambiente, levando as empresas a tomar medidas para reduzir a pegada de carbono em sua produção e cadeia de suprimentos.
Quanto à tecnologia, Schoner afirmou que esta é uma prioridade fundamental. Para gerenciar melhor a cadeia de suprimentos e assim acelerar a transformação digital. “Empresas de diferentes setores estão reavaliando a dinâmica de sua cadeia de suprimentos, buscando adicionar resiliência, melhor conexão e flexibilidade em um mercado altamente fragmentado”.
O ex-presidente do Banco Central do Brasil, com mais de 20 anos na área econômica e eleito como economista do ano em 2014, Gustavo Loyola, foi o palestrante da noite. Ele destacou os desafios e oportunidades que precisam ser considerados pelas empresas nos próximos anos.
Em relação à cadeia de suprimentos, Loyola ressaltou como o equilíbrio entre cabotagem, trem e transporte aquaviário contribui para a logística do Brasil. “A economia mostra um desempenho mais forte do que o esperado na primeira parte do ano. As importações e exportações brasileiras estão movimentando o país em direção à sustentabilidade”, afirmou ele.
Painel Logística para o Futuro
O painel que discutiu a logística para o futuro reuniu grandes nomes: Karin Schoner, diretora Administrativa da Maersk na Costa Leste da América do Sul; Marcus Voloch, diretor Administrativo da Aliança; Thiago do Nascimento, diretor de Logística da Decathlon Brasil; Rodrigo Medina, diretor de Operações e Supply Chain da Procter & Gamble, e Clovis Wessling; Gerente Executivo de Logística e Mercado Externo da JBS.
Eles falaram sobre a importância da parceria para a integração logística de ponta a ponta, a visibilidade e flexibilidade da cadeia de suprimentos e a adaptabilidade da cadeia de suprimentos e nearshoring.
Os painelistas concordaram que os consumidores estão cada vez mais focados na parte sustentável das marcas. Escolhendo produtos que adotam práticas mais sustentáveis para produzir, transportar e distribuir seus produtos. Além disso, a digitalização desempenha um papel fundamental na transformação da logística, e melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos é crucial para ser ágil e resiliente.
Experiência imersiva da Maersk
Durante o evento, os participantes receberam óculos de realidade virtual e puderam viver uma experiência imersiva no mundo da logística. O vídeo mostrou como o trabalho da Maersk começa nas fábricas ou fazendas, passando pelo oceano, armazenamento, distribuição, carga aérea, depósitos , e termina nas lojas ou mesmo na mesa dos clientes.
Ricardo Rocha, diretor regional de Logística e Serviços da Maersk na América Latina, encerrou a experiência imersiva mostrando a jornada de integrador e como isso tem ganhado vida no Brasil. “A Maersk iniciou uma jornada de transformação na América Latina em 2017; implicou diversas ações organizacionais, ampliando nosso portfólio. O grupo passou de um conglomerado de negócios com diferentes interesses para um fornecedor integrado de soluções end-to-end. A sustentabilidade como parte do novo normal da Maersk em direção a uma logística circular e verde para a América Latina”.
Ricardo descreveu cinco fatores que estão afetando a logística para o futuro:
- Risco e interrupção das operações
- Tecnologia e inovação
- Fornecimento e demanda
- Pessoas
- Sustentabilidade
A conferência Go Further Brazil – Logistics for the future abriu uma nova era para a logística, ressaltando a sustentabilidade como parte do novo normal. Veja abaixo um resumo em vídeo do que rolou por lá.