I.B. Logística reduz acidentes com digitalização de frotas

Após um ano, transportadora viu cair episódios de fadiga de seus motoristas em 300% e consumo de combustível de seus veículos em 15%

Por Victor Fagarassi

- setembro 9, 2025

digitalização de frotas

A digitalização das frotas vem ganhando cada vez mais força no setor de transportes do Brasil. Recentemente a  I.B. Logística registrou redução de 300% nos casos de fadiga de motoristas, 80% em ocorrências de tombamento e 15% no consumo de combustível após implementar soluções digitais.

A companhia, do setor de logística agrícola que transporta mais de 14 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, digitalizou toda a frota de aproximadamente 645 veículos. Entre as soluções adotadas estão o monitoramento em tempo real do comportamento do motorista, alertas de fadiga e distração, além de relatórios com análises de risco.

“Buscávamos alternativas para aumentar a segurança de nossa frota desde 2019, quando começamos a pesquisar as soluções mais vantajosas do mercado. Por meio desses estudos, chegamos à Platform Science, que nos forneceu uma das tecnologias mais modernas: o tablet duo. Com esse equipamento, que interage com os condutores e alerta sobre o que acontece na cabine, reduzimos significativamente os eventos de fadiga e tombamento. Além disso, nossos veículos contam com cinco câmeras de monitoramento, que auxiliam na tomada de decisão”, explica Gabriel Freitas, gerente de monitoramento da I.B. Logística.

Soluções da Platform Science

Entre os objetivos da Platform Science estão aumentar a segurança dos condutores e digitalizar a gestão de frotas por meio de imagens e inteligência artificial. Fundada nos Estados Unidos e com operação em vários países, incluindo o Brasil, a empresa tem mais de 1,5 milhão de veículos cadastrados e registra, anualmente, cerca de 25 bilhões de eventos de trânsito, como fadiga e direção perigosa.

Entre as inovações da empresa está a telemetria, que monitora a frota por meio de imagens da cabine e do exterior dos caminhões. Essa tecnologia foi desenvolvida para alertar os motoristas sobre possíveis riscos causados por excesso de velocidade, distrações e uso do celular ao volante. Também serve para avaliar a condição da frota, indicando gastos desnecessários ou a necessidade de manutenção.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *