Operação de caminhão autônomo da fábrica da Ypê recebe visitas

 Veículo autônomo, que está em operação na planta industrial da Ypê, faz carregamento e descarregamento, entre outras tarefas  

 

A Ypê abriu as portas na última terça-feira, 31, aos executivos da Mercedes-Benz Trucks mundial para demonstrações das operações do veículo autônomo Atego, que se encontra em fase de testes na planta da empresa, voltada ao segmento de higiene e limpeza, localizada na cidade de Amparo (SP).  Fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do Brasil com a startup Lume Robotics, o Atego está preparado para operar, durante 24 horas, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica da Ypê, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que são interligados por um sistema de automação industrial.

“Ao nos tornarmos a primeira empresa brasileira a adotar o veículo autônomo na sua logística interna, reforçamos o nosso compromisso com a inovação dos processos, o que trará ganhos ainda mais significativos de produtividade no transporte de cargas entre as unidades produtivas e o CD de maneira ágil e precisa”, afirma Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da Ypê.

Por meio de um processo de customização e parametrização, o modelo foi especificamente configurado para uma demanda exclusiva da Ypê. Nessa fábrica, o Atego autônomo interliga as linhas de produção com o Centro de Distribuição 4.0, um dos mais tecnológicos do Hemisfério Sul. “Essa tecnologia otimiza a produtividade da operação de transporte e logística interna da Ypê, assegurando eficiência, precisão e segurança”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Nas dependências da Ypê, o caminhão autônomo Atego se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade, e com alta precisão nas manobras. “Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Leoncini.

Segundo ele, apesar da autonomia do veículo, os motoristas o acompanham permanentemente enquanto executa as suas funções. “É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”, explica o executivo.

Caminhão autônomo impulsiona um novo modelo de negócio no País

A Mercedes-Benz tem se notabilizado em solo brasileiro pela sua disposição em munir o mercado com novas tecnologias. “Nossa empresa é uma das fabricantes de veículos que mais interagem com startups no país e essa iniciativa nos traz novas experiências, além de muito conhecimento junto com a Lume Robotics, que é referência em automação no Brasil”, destaca Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Por exemplo, a multinacional tem se esmerado para atender os clientes, dispondo de uma multiplicidade de serviços, entre eles, consultoria de veículos autônomos e em soluções customizadas. “Passamos a oferecer também consultoria especializada no ecossistema de veículos autônomos em ambientes controlados, com entrega de soluções customizadas aos clientes. Ou seja, mais do que a venda técnica de produtos, direcionamos uma venda consultiva para os clientes. O grande diferencial é que cada operação com caminhão autônomo tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, descreve Leoncini.

O executivo aponta mais possibilidades para caminhões autônomos no país em diversas atividades, seja em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada. “Como, por exemplo, na mineração e em grandes obras de infraestrutura. Em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, diz Leoncini.

Comitiva de visitantes – Participaram também da visita à Ypê, a executiva Karin Rådström, membro do Conselho Administrativo da Daimler Truck AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Trucks, e o Prof. Uwe Baake, chefe de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz Trucks. Também estiveram presentes os executivos  Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing da Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil; Dr. Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil e Luis Carlos Costa, gerente de Desenvolvimento de Produto – CTT da Mercedes-Benz do Brasil.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!