Lat.bus: Volvo apresenta maior ônibus elétrico do mundo

Modelo pode carregar até 250 passageiros

Na Lat.Bus 2024, a Volvo mostrou ao público o seu maior produto do portfolio elétrico. Se trata do BZRT (Bus Zero Rapid Transit), modelo que está projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, sendo articulado ou biarticulado. É o maior veículo elétrico para passageiros do mundo.

O modelo vai ser produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), que será base de exportações para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, avançada tecnologia e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros.

“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

Detalhes Técnicos BZRT

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.

A depender da demanda de cada cidade, o BZRT pode vir com 6 ou 8 baterias. “Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O posto de trabalho do motorista tem um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções, o mesmo do já consagrado chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.

Segurança

A Volvo destacou a possibilidade do modo “Zonas de Segurança”, um sistema que garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes, ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais, a critério do órgão gestor das cidades.

O veículo tem sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel. Eles identificam os sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada, evitando acidentes e multas. Mais um destaque é o Alerta de Ponto Cego Lateral, sistema que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou qualquer obstáculo que possa resultar em colisão.

Outro grande salto tecnológico é o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que controla a condução com acuracidade, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção.

Estande da Volvo durante a Lat.Bus 2024

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