Para reduzir as emissões de poluentes nas operações da Vale, a Komatsu iniciará testes em seus caminhões com capacidade entre 230 e 290 toneladas, equipados com motores Cummins, uma mistura de etanol com diesel como combustível da frota circulante nos territórios de exploração mineral da empresa.
A iniciativa integra o Programa Dual Fuel, que deverá contribuir para a Vale atingir suas metas de reduzir as emissões de carbono de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050. “Retirar de nossas operações de mina um combustível fóssil como o diesel é fundamental para atingirmos nossas metas de descarbonização”, afirma José Baltazar, diretor de Engenharia para Operações de Mina e Usina da Vale.
Os caminhões terão seus propulsores adaptados para receberem até 70% de etanol na mistura, o que proporcionará proporcional redução nas emissões diretas de CO2 na comparação com os mesmos veículos puramente a diesel. “A aplicação da solução na frota existente, sem a necessidade de aquisição imediata de novos caminhões, é um excelente caminho para avançarmos com o processo de descarbonização”, analisa Baltazar.
Nos próximos dois anos, o projeto avançará no desenvolvimento, testes e implantação dos motores movidos a etanol e diesel produzidos pela Cummins. “Komatsu e Vale são duas organizações que compartilham o compromisso da Cummins com a inovação e a aceleração da redução da pegada de carbono. Será fantástico contribuir com a nossa experiência em motores de combustão interna para este projeto, que testemunhará mais avanços na tecnologia pronta para o futuro“, destaca Luke Mosier, gerente de Planejamento e Estratégia de Produtos de Mineração da Cummins.
As emissões de diesel das operações de mina respondem por 15% das emissões diretas de CO2 da Vale. Entre os equipamentos de mina, o caminhão fora de estrada é o maior consumidor de diesel e, portanto, o maior emissor. “Estamos ansiosos por estabelecer parcerias com nossos clientes por meio do processo de gestão da mudança para os bicombustíveis, enquanto mantemos as operações produtivas para atingir nossos objetivos de redução de emissões“, conta Benjamin Stear, diretor de Engenharia, Desenho e Tecnologia de Produtos da Komatsu.