Kalashnikov também desenvolve embarcações

Fabricante de armas também possui forte presença no mercado naval e conta com dois estaleiros

rebocador quebra-gelo Narvskaya Zastava
Rebocador quebra-gelo Narvskaya Zastava | Foto: Divulgação

Conhecida pela produção de armas de pequeno porte, a Kalashnikov Concern, empresa pertencente ao Grupo Rostec, da Rússia, expandiu suas operações para o segmento naval em um movimento estratégico de diversificação dos negócios e fortalecimento do setor industrial daquele país.

O Estaleiro dos Irmãos Nobel, estabelecido em 1907 por Ludvig Nobel, o irmão mais velho do fundador do famoso prêmio, juntamente com seus parceiros, percorreu um longo caminho de uma pequena instalação de reparo de navios para um moderno complexo de fabricação de alta tecnologia que constrói navios civis e de uso profissional. O estaleiro foi incluído nos negócios aquáticos da Kalashnikov em 2017. Atualmente, ele constrói pequenos e médios barcos de pesca, embarcações para o transporte de carga seca, petroleiros, rebocadores, etc.

O novo rebocador quebra-gelo Narvskaya Zastava é um exemplo de embarcação especial, que será responsável por tarefas como transporte de carga e participação em operações de resgate, por exemplo. O navio também tem capacidade de quebrar gelo e é capaz não apenas de operar em águas cobertas de gelo, mas também de abrir caminho para fornecer uma hidrovia para outras embarcações.

Em termos de pesca, setor inédito para a Kalashnikov, o Estaleiro dos Irmãos Nobel está trabalhando na fabricação de dois barcos para o transporte de mariscos vivos. Os navios do Projeto 6135 serão capazes de transportar de 80 a 100 toneladas de pescados por longas distâncias e operar em condições adversas.

Estaleiro Rybinsk

O segundo ativo de construção naval da Kalashnikov é o Estaleiro Rybinsk, que também atua na construção de diferentes tipos de embarcações. Voltados para uso militar, a empresa demonstrou os transportadores de tropas BK-16 e os barcos de assalto BK-10 em exposição realizada neste ano. Em julho, a empresa iniciou os testes com o modelo Khaska-10.

Não é mera coincidência que ambos os estaleiros foram estabelecidos em Rybinsk, região de Yaroslavl, que possui localização geográfica estratégica e grande hidrovia com acessos ao Mar Báltico, Mar Negro e Mar Cáspio, que permitem a entrega de navios para clientes em todo o mundo.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!