Testes da JBS apontam biodiesel (B100) tão eficiente quanto o diesel fóssil

o biocombustível apresentou índices promissores, em análises realizadas pela JBS em parceria com a DAF

Após seis meses de testes realizados pela JBS Biodiesel, os resultados apontaram números muito positivos em relação ao biodiesel 100% (B100). Seu rendimento foi equivalente ao diesel, mas com emissão de até 80% menos gás carbônico. A empresa usou um caminhão DAF 530 que trafegou na rota entre Lins (SP) e Santos.

Alexandre Pereira, diretor comercial da JBS Biodiesel, comentou os resultados. “Os testes mostraram que ele é um substituto imediato do combustível fóssil e compatível com a tecnologia já existente de motores da indústria automobilística. Ou seja, trata-se de uma opção prática, sustentável e disponível. Nosso objetivo é comprovar a qualidade do biodiesel como uma alternativa imediata para descarbonização da matriz energética no transporte brasileiro”

Desde o início do teste, em julho de 2023, o caminhão percorreu o total de 59.938 km, transportando mais de 3,2 mil toneladas de produtos fabricados no polo industrial da JBS em Lins. No total, foram cerca de 35 mil litros de biocombustível B100 consumidos. Durante essa fase, os testes periódicos de percepção com os motoristas indicaram performance e desempenho positivos no veículo movido a biodiesel.

biodiesel
Em outubro de 2023 o preço do biodiesel atingiu a marca de 4,6% de diferente (a mais) em relação ao óleo diesel comum.

Biodiesel no Brasil

O teste com B100 na frota de caminhões está em linha com o movimento de expansão dos biocombustíveis no Brasil. Em dezembro de 2023, o governo federal anunciou que a mistura do biodiesel no diesel passará de 12% para 14% a partir de março deste ano. Além disso, segundo Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, sinalizou a vontade de alcançar a meta de 25% no futuro. 

LEIA MAIS: Renault Master reafirma seu favoritismo no mercado de furgões

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!