Iveco inaugura 100ª concessionária, a primeira sustentável

    Iveco Mercalf fica situada em Jundiaí (SP)

    A Iveco inaugurou ontem, dia primeiro de dezembro, sua centésima concessionária no Brasil, que também é a primeira concessionária sustentável do país. “Talvez a mais verde do mundo”, sugeriu Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America, que tambem enfatizou não ter referências de tantas características sustentáveis em uma única casa. Situada em Jundiaí, a Iveco Mercalf foi construída sob um amplo conceito de sustentabilidade.

    Entre os destaques que tornam a concessionária em um modelo “verde”, a recuperação da água da chuva através de um telhado verde, contribui para a redução da temperatura ambiente do showroom, descartando a necessidade de ar-condicionado. A solução chega a reduzir em até seis graus a temperatura do showroom, que tem área envidraçada projetada para receber o máximo de incidência da luz solar matinal.

    Placas solares foram instaladas para aquecer a água de lavagem dos caminhões, diminuindo assim o uso de produtos químicos na limpeza dos veículos. Através do sol, também são alimentadas as baterias dos postes de iluminação do pátio externo.

    Por iniciativa dos empresários Hélio e Cristina Cangueiro, concessionários Iveco há 10 anos, o custo da empreitada sustentável foi de R$ 12 milhões. “Começamos pensando na acessibilidade dos portadores de necessidades especiais e avançamos com a ideia de sustentabilidade”, explica Cristina. O custo para a adoção dos projetos que tornaram a casa “verde” ficou entre 10 e 15% acima do que seria gasto em uma concessionária normal, segundo explicou Hélio Cangueiro. Porém, a amortização desta porcentagem se dará em até dois anos, com a economia gerada no consumo de água e eletricidade, segundo explica o executivo.

    Construção consciente

    Desde o início da obra, os empresários pensaram e colocaram em prática técnicas para a menor geração possível de resíduos. Para tanto, a terra resultante do corte do talude lateral foi usada para compensar a grande inclinação existente no terreno original, de forma que todo o piso da área da concessionária supera em um metro a altura do nível da rua. As colunas de concreto de sustentação da área de oficina, por exemplo, foram construídas com tubulações de papelão ao invés do tradicional uso de armações de madeira. As formas para as estruturas de cimento ou foram alugadas ou feitas de madeira de origem certificada. “A madeira que foi enviada para fornos de olarias da região virou combustível”, afirmou Cristina.

    Os funcionários, entusiasmados com a idéia do projeto, enviaram idéias e sugestões para a geração de uma concessionáriaconsciente e sustentável. Muitas das quais foram utilizadas na Iveco Mercalf. Além disso, na composição dos uniformes dos uniformes existe uma porcentagem de fibras oriundas da reciclagem de garrafas PET.

    Bruno Aurélio, Frota Online

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!