A inteligência artificial na governança corporativa e os ganhos com as atividades imersivas de gamificação, que são capazes de estimular o desenvolvimento profissional, estiveram entre os temas debatidos e vivenciados na quarta-feira, 27, no COMJOVEM Experience, promovido pela Comissão de Jovens e Empresários do Núcleo de São Paulo, na sede do Setcesp. “Se antes acreditava-se que o melhor era guardar informações para si, hoje sabemos que o sucesso vem pelo compartilhar”, comentou o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, na abertura do evento.
“É justamente essa troca de informações que nos faz pensar, refletir e avançar”, concordou Beatriz Sousa, coordenadora da COMJOVEM SP. Dando sequência ao evento, assumiu a palavra a vice-coordenadora da COMJOVEM Nacional, Joyce Bessa, que falou dos propósitos da comissão que possui 26 núcleos espalhados por todo o Brasil.
Depois, Erik Nybo, CEO da Bits Academy, palestrou sobre como aplicar a Inteligência Artificial na Governança Corporativa. “A informação é algo que gera valor ao negócio, então ela não pode ser travada, e sim ser repassada, com a maior transparência possível”.
Prosseguindo com as apresentações, o cientista de dados, Fernando Torquato, mostrou como a análise de dados pode contribuir para uma eficiência operacional. “O fato é que existe a capacidade de um algoritmo captar uma informação continuamente e com ela fazer previsões”.
Logo após, os executivos Renato Salgueiro, diretor de gestão e estratégia do Grupo Mirassol; Letícia Baumer, gerente de relacionamento da Aceville, Tayguara Helou, diretor de novos negócios da Braspress e Guilherme Juliani, CEO do Grupo Move3 subiram ao palco, para mostrar como se utilizam da Inteligência Artificial em suas empresas. Na ocasião, Leticia apresentou a Clara, que é um avatar combinada ao ChatBot e faz atendimentos na Aceville.
Experiência imersiva e doação de cadeiras de rodas
A coordenação da COMJOVEM SP também abordou aspectos sobre o desenvolvimento do trabalho este ano. Além de Beatriz Sousa, as vice-coordenadoras Lorine Romunhão e Andrea Rocha agradeceram o apoio e o suporte que o Setcesp tem dedicado à Comissão.
O público foi convidado a participar com Suzana Soncin, CEO I9-Experience e Emely Alfaro, CEO da Integristart, de atividades imersivas de gamificação, capazes de estimular o desenvolvimento profissional. “Quando você fez alguma coisa pela primeira vez? Eu pergunto isso, porque estamos fazendo tudo no modo automático, assim também nas nossas empresas e precisamos buscar ‘o novo’ para evoluirmos”, aconselhou Suzana.
A dinâmica também incluiu uma atividade team bulding (do inglês algo como: trabalho em equipe) para motivar as equipes (os transportadores) no atendimento aos clientes (embarcadores). Os grupos receberam a missão de montar algumas cadeiras de rodas.
E, no final, para surpresa de todos os participantes, o cliente veio verdadeiramente buscar seu o produto, um integrante da ADD (Associação Desportiva para Deficientes), que recebeu a doação de nove cadeiras de rodas, todas adaptadas e sob medida. Foi um momento muito emocionante, e uma forma da COMJOVEM SP demostrar que a empresa precisa estar comprometida com a comunidade para ter uma efetiva governança.
Para fazer esta ação a COMJOVEM SP contou com a solidariedade das seguintes organizações, além do Setcesp: Log10 Express, Move3, NSLog, Sicredi, Rodaviva Transportes, Jomed, Aceville, JNR Logística, Comjovem Joinville, Grupo Rodonaves, Teslla Logística, Vipex, Coopergarga, Formato Transportes e Dia e Noite Transportes.