Índice ABCR revela aumento no fluxo pedagiado em fevereiro

Resultado revela crescimento da atividade econômica no Brasil por meio do aumento do turismo e da movimentação de mercadorias nas estradas.

pedágio

Foi apresentado o Índice ABCR, divulgado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria e que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas. Em fevereiro de 2024, houve um avanço de 0,3% na comparação com o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados.

O crescimento do volume de tráfego revela aquecimento da atividade econômica, tanto em turismo profissional e de passeio como, também, no transporte de cargas. O índice de fluxo pedagiado de veículos leves subiu 0,9%, enquanto o fluxo de veículos pesados aumentou 0,3%. Comparado ao mesmo período de 2023, o índice total avançou 6,7%, determinado pelo crescimento disseminado entre as aberturas por tipos de veículos: 5,7% de leves e, em maior magnitude, 10,2% de pesados.

Um crescimento de 5,4%, registrado nos últimos doze meses, é observado a partir do incremento de 5,8% no tráfego de veículos leves e 4,3% de pesados. “O crescimento modesto de leves em fevereiro, após queda no mês passado, reforça a análise de acomodação do índice em patamares historicamente elevados nesse início de ano, uma vez que está apenas 0,9% abaixo de dez/23, quando atingiu o maior patamar da série histórica. Do ponto de vista econômico, há forças atuando em diferentes direções sobre as decisões de viagens a passeio das famílias. Por um lado, há os benefícios da relativa melhora das condições financeiras, diante da redução dos juros bancários e aumento das concessões de crédito para pessoas físicas, além do aquecimento adicional das condições do mercado de trabalho. Por outro lado, há as influências negativas da pressão inflacionária de alimentos e uma atenuação das transferências de renda governamentais”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.

“Para pesados, semelhantemente a leves, o desempenho mostra manutenção do atual nível de aquecimento, com variação apenas 0,2% abaixo de nov/23, quando atingiu o máximo histórico. Vale especial atenção à dinâmica do indicador nos próximos meses para avaliar em que medida a menor produção agrícola projetada para 2024 afetará o desempenho desse índice. Por outro lado, os setores mais sensíveis ao ciclo econômico, como comércio e indústria, atuam no sentido positivo, beneficiados pela melhora das condições financeiras, com efeitos positivos sobre o consumo de bens duráveis pelas famílias”, completam.

ABCR_Brasil

São Paulo

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total aumentou 0,9% em fevereiro, em termos dessazonalizados. O segmento de leves cresceu 0,5%, enquanto pesados caiu 0,2%. Comparado ao mesmo mês de 2023, o índice total aumentou 7,5%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 6,2%, enquanto o fluxo de pesados aumentou 12,0%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 5,8%, fruto do aumento de 6,1% de veículos leves e 4,7% de pesados.

ABCR_SP

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o fluxo total cresceu 0,3% sobre janeiro, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu da alta de 0,5% de veículos leves, mais do que compensando a queda de 1,1% de pesados. Com relação a fevereiro de 2023, o índice total obteve aumento de 4,3%, sendo determinado pela alta de 3,7% de leves e 7,7% de pesados, mantida a métrica de comparação interanual. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 4,1%, fruto do aumento de 4,1% de veículos leves e 4,0% de pesados.

ABCR_RJ

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!