GWM atinge 2.000 caminhões a hidrogênio rodando na China

Empresa supera marca de 2 mil veículos pesados em operação, enquanto Brasil se torna peça estratégica no tabuleiro global de energia limpa com primeiro projeto da América Latina

Por Gustavo Queiroz

- outubro 17, 2025

GWM caminhão

Em um marco significativo para o setor de mobilidade sustentável, a GWM Hydrogen powered by FTXT atingiu a marca de mais de 2.000 caminhões movidos a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) em operação na China. Desse total, 1.000 unidades foram integradas à frota apenas no ano de 2025. O anúncio foi feito em 16 de outubro de 2025, acompanhado da revelação de uma nova frota de 500 veículos na cidade de Baoding. Esta leva é composta por 200 caminhões leves, dedicados ao transporte refrigerado e à distribuição de alimentos, e 300 caminhões pesados, que serão utilizados na logística de carvão.

Este avanço quantitativo não representa apenas uma expansão numérica, mas sinaliza a maturidade técnica e a viabilidade comercial da solução de hidrogênio para o transporte pesado, um dos segmentos mais complexos para a descarbonização. A operação em larga escala de uma frota tão numerosa serve como uma validação prática da robustez e confiabilidade da tecnologia FCEV desenvolvida pela GWM.

A consolidação da frota de caminhões movidos a hidrogênio em operação reflete a maturidade tecnológica da GWM e o compromisso global da empresa com a descarbonização e despoluição do transporte. O hidrogênio é uma das chaves para uma mobilidade limpa, eficiente e de longo alcance”, afirma Davi Lopes, líder da GWM Hydrogen-FTXT Brasil.

GWM Yutong
A linha leve será aplicada no transporte refrigerado e, também, na distribuição de alimentos. | Foto: Divulgação
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *